Ribeirão Dos Meninos
Exames: Ribeirão Dos Meninos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edson2011 • 10/11/2014 • 638 Palavras (3 Páginas) • 1.106 Visualizações
Introdução:
O ribeirão dos Meninos tem parte de sua bacia na cidade de São Paulo, estendendo-se aos municípios de Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Diadema, região do ABCD e que possui um enorme polo industrial.
O município de São Bernardo do Campo possui mais de 700 mil habitantes e pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar.
O ribeirão dos meninos está localizado em área urbana e sua área total de drenagem é de 112km². Possui alguns trechos de galerias devido a expansão das indústrias, residências, comércio e do transporte e desemboca em outras áreas em canal aberto.
Essa canalização agravou as inundações ao longo de algumas avenidas e para amenizar o problema foram criados reservatórios de retenção, os chamados piscinões.
Metodologia
Percorri parte do ribeirão dos Meninos de carro devido a dificuldade de fazê-lo a pé pois várias avenidas importantes estão localizadas as suas margens e não possui acostamentos seguros e alguns trechos encontram-se em galerias. . Percorri apenas trechos da cidade de São Bernardo do Campo e Diadema.
Observei o ribeirão com a ajuda da minha filha, estudante do 3º Ano do Ensino Médio.
Resultados
O ribeirão dos Meninos, afluente pela margem esquerda do curso inferior do rio Tamanduateí, tem parte de sua bacia localizada no quadrante leste-sudeste da cidade de São Paulo, estendendo-se aos municípios de São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Sua área total de drenagem até a foz do rio Tamanduateí é de 112km². Sua nascente está localizada a 1,5km do rio Grande, próximo ao Riacho Grande em São Bernardo do Campo e que pertence ao Parque Estadual da Serra do Mar.
A bacia do ribeirão dos Meninos, considerado integralmente até sua foz no rio Tamanduateí, é constituído por sedimentos terciários, por micaxistos do Proterozoico Superior e por sedimentos aluvionares do Quaternário.
Além destes litotipos pré-cambrianos, que os sedimentos terciários constui-se por siltes argilosos intercalados por camadas, continuas ou não, de areias finas argilosas apresentando aleatoriamente, fáceis de areias médias e grossas, contendo pedregulhos ou não.
O relevo se destaca pelo litotipos pré-cambrianos. Em seus afluentes possui traçados retilíneos com certo paralelismo, inclusive angulosidade nas mudanças dos traçados e que se caracteriza por um padrão de drenagem fluvial classificado como retangular.
Na área do Planalto Paulistano/Alto Tietê apresentam naturalmente fortes atividades erosivas, de movimentos de massas e de erosão linear, ou seja, ravinamentos e voçorocas.
Além da tendência erosiva natural, possui uma ocupação urbana extensiva em que, promovem o desmatamento, removem os horizontes inferiores, mais desagregáveis, portanto grandes geradores de sedimentos.
Estes sedimentos contribuem para a diminuição da vazão quando ocorrem chuvas intensas causando inundações às margens de grandes avenidas, inclusive afetando, casas, indústrias, comércio e prejudicando toda
...