SEPARATISTAS DA ESPANHA:BASCOS E CATALÃES
Por: Khétlyn Naara • 25/9/2018 • Projeto de pesquisa • 433 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
MOVIMENTOS SEPARATISTAS DA ESPANHA:BASCOS E CATALÃES
Os dois principais movimentos separatistas da Espanha, atualmente, envolvem a Catalunha e o país Basco, que clamam por independência. A questão dos Catalães e Bascos tornou-se mais evidente durante a ditadura de Francisco Franco que durante 38 anos reprimiu qualquer manifestação de independência parte destes povos.
CATALÃES
Os Catalães localizam-se na região Nordeste da Espanha, com uma língua própria e sua própria matriz cultural. Apesar da independência política em relação ao Governo Espanhol, a região da Catalunha foi uma das que mais se desenvolveram economicamente na região, sendo a primeira a se industrializar no país. A Catalunha presenciou um movimento intelectual em seus domínios, no século XIX, chamado de “Renaixença” (Renascimento), em que se buscava resgatar identidade cultural e o idioma original dos Catalães.
Em 1932, chegou-se a aprovar um estatuto catalão com a criação de um governo autônomo e uma consequente proclamação da República Catalã. Porém essa República durou pouco tempo, uma vez que a ditadura de Francisco Franco acabou com qualquer autonomia dessa nação, proibindo o uso do idioma catalão no país.
Esse longo período que durou 4 décadas alimentou o sentimento de independência por parte dos Catalães. Após o fim da ditadura, novamente se aprovou um Estado e o idioma catalão passou a ser novamente reconhecido ,sendo, adotado como uma das línguas oficiais da Espanha.
A concessão de uma certa autonomia catalã, ao contrário do que imaginava a Espanha, não acalmou o sentimento de separação por parte dos Catalães, que até hoje reivindicam avanços nesse sentido.
BASCOS
Os bascos ocupam a região norte da Espanha e sul da França, onde a convivência é mais pacífica , em razão ao fato de apenas 10% daquilo que seria propriamente o país dos bascos se localizar no território francês, e preservam os seus costumes ao longo do tempo. Atualmente o idioma dessa nação é mais antigo dentre os atualmente utilizados na Europa.
No entanto, assim como ocorreu com a Catalunha, o País Basco sofreu a dura depressão da ditadura de Francisco Franco, que restringiu os movimentos de independência e proibiu o uso do idioma basco. Assim o sentimento de recusa à dominação hispânica, surgindo o grupo terrorista ETA ( Euskadi Ta Askatasuna: “ Pátria Basca e Liberdade “) que realizou atentados terroristas a partir da década de 1970.
Com o fim da ditadura, o País Basco conquistou, novamente, uma relativa autonomia, com o Parlamento próprio e um sistema tributário independente.
Podemos concluir que os Bascos e Catalães não conseguiram por um bom tempo suas independências, em face do forte apoio que o Estado Espanhol possui por parte da União Europeia e da ONU.
...