Sistema ABO
Monografias: Sistema ABO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AquilesTORRES • 13/11/2014 • 363 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
De acordo pesquisas realizadas, o tipo sanguíneo mais frequente é O e A com 87% de frequência na população em geral, o tipo B é um dos mais raros, onde, só perde para o tipo AB.
A presente aula prática sobre o sistema ABO e Rh, teve como principal objetivo a realização da tipagem sanguínea dos colegas de classe e a análise do tipo sanguíneo mais frequente. Após a tipagem, os resultados obtidos foram bastante semelhantes aos de pesquisas realizadas anteriormente, em que apareceram também com destaque na classe o tipo A e O. Com esse procedimento foi possível conhecer mais a fundo o funcionamento da tipagem sanguínea e aprofundar os conhecimentos em relação ao sistema ABO e Rh.
A segunda parte da atividade prática teve como finalidade a montagem de um heredograma com os tipos sanguíneos dos familiares, onde foi feito inferições sobre alguns tipos sanguíneos, devido alguns serem desconhecidos, e através da realização do mesmo, foi possível compreender melhor como são herdados os tipos sanguíneos.Sabe-se que os soros provêm do plasma e que são preparados a partir de hibridomas de camundongo, que são linhagens celulares desenvolvidas para produzir um anticorpo desejado em grande quantidade. Os anticorpos são preparados a partir de anticorpos monoclonais, ou seja, que surgem a partir de um único linfócito B que é clonado e imortalizado, produzindo sempre outros iguais, que são secretados pelas linhas celulares dos hibridomas do camundongo.
Os soros anti-A e anti-B contém anticorpos e também é utilizado 0,1% de azida sódica como conservante.
A “leitura” do tipo de sangue é feita da seguinte forma: após serem gotejados os soros anti-A, anti-B e anti-Rh, separadamente, e adicionado o sangue, observa-se a presença ou ausência de aglutinação. Se houver aglutinação somente no soro anti-A, o indivíduo possui o sangue do tipo A; se houver aglutinação somente no soro anti-B, o indivíduo possui sangue do tipo B; se houver aglutinação nos dois o indivíduo possui sangue do tipo AB e, por fim, se houver aglutinação no soro anti-Rh, significa que ele possui o fator Rh em seu plasma, assim, o mesmo é Rh+, senão, significa ausência do fator Rh, então é Rh⁻.
Na realização da aula prática foi feita a tipagem sanguínea
...