TRABALHO EM GRUPO – TG POLUIÇÃO E SAÚDE SOB UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR: TIPOS, ORIGEM E IMPACTOS
Por: Weriton Queiros • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 547 Palavras (3 Páginas) • 749 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
POLUIÇÃO E SAÚDE SOB UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR: TIPOS, ORIGEM E IMPACTOS
DÉCIO LUÍS HOCHSCHEIDT
(R.A.: 1405303)
VERA LÚCIA RODRIGUES MARQUES
(1400588)
WERITON QUEIROS
(1441231)
PÓLOS
CANOAS – RIO GRANDE DO SUL
CARAPICUIBA – SÃO PAULO
SORRISO – MATO GROSSO
2015
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, muitos são os problemas que afetam as vidas das pessoas. Crise econômica, guerras civis, disputas desenfreadas por poder, entre muitos outros. Ganha destaque nos últimos tempos, através dos meios de comunicação principalmente, os problemas relacionados a questão ambiental.
Diariamente, é possível notar notícias sobre queimadas, vazamentos de óleos no mar, qualidade do ar muitíssimo baixa em metrópoles como São Paulo e Belo Horizonte em decorrência da queima de combustíveis dos carros e nas indústrias.
Diante deste cenário, é possível que a saúde humana esteja em desvantagem em relação a qualidade do meio ambiental. Como fatores ambientais podem afetar a saúde das pessoas? Há alguma solução para evitar doenças e outras enfermidades que possam diminuir a qualidade de vida da população? Esta produção buscará elucidar essas questões.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As imagens a seguir requerem atenção especial.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Nas imagens anteriores podem ser observados os índices de pessoas internadas por problemas respiratórios (figura 1), índices pluviométricos (figura 2), a temperatura média anual registrada (figura 3) e quantidade de material particulado (poluição) no ar (figura 4). Nota-se que as linhas paralelas entre os gráficos indicam que “uma coisa leva a outra”. Como pode ser observado no início das figuras 1 e 4, o número de internações para inalação e nebulização coincide com a alta taxa de material particulado no ar, comprovando que a poluição afeta consideravelmente a qualidade do ar, colocando em risco a vida da população.
Outro fator que pode ser visto nas figuras gráficas é a questão da temperatura e o alto índice pluviométrico. Pode notar-se que quanto mais alta a temperatura, mais chove. Isso é por decorrência da evaporação da água dos rios e lagos, ocasionando assim as chuvas. Altos índices pluviométricos em metrópoles podem ser um problema grave, ocasionando enchentes. As aguas das enchentes estão sempre, em suma maioria, contaminadas com o vírus da leptospirose.
Pode-se observar, no começo de cada gráfico, uma certa elevação de todos os respectivos índices relacionados. Certamente que o número de internações por problemas respiratórios será elevado por essa série de fatores: altas temperaturas, com a qualidade do ar péssima e logo em seguida chuva forte. A chuva poderá ser ácida devido a grande quantidade de partículas de poluição no ar. Essas partículas de poluição, para efeito de comparação, são menores que um fio de cabelo, como podem ser observadas na imagem a seguir.
...