Temas De 2013
Dissertações: Temas De 2013. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dluiza95 • 23/9/2013 • 2.446 Palavras (10 Páginas) • 360 Visualizações
• Animais em Extinção
O aquecimento global está colocando algumas espécies em perigo. Com o aumento da temperatura, diversos animais correm o risco de serem extintos do nosso planeta. Isso, aliado a caça predatória e a não preservação das matas e florestas, pode trazer graves consequências para a biodiversidade mundial.
No Brasil, de acordo com órgãos envolvidos com a preservação do meio ambiente, dezenas de espécies, simplesmente, desaparecem todos os dias. Isso porque boa parte dos animais não é conhecida pelos cientistas, ou seja, apenas uma pequena parcela está homologada.
Para evitar que essas espécies sejam extintas, a aposta tem sido colocá-las em cativeiros ou zoológicos. Entretanto, isso não basta, é preciso intensificar o trabalho de fiscalização para impedir o desmatamento, a caça e, principalmente, o tráfego de animais.
Uma das regiões mais críticas é a região amazônica. A ação de madeireiras ilegais tem ameaçado diferentes espécies de plantas e animais. O aumento da temperatura média, provocada pelo aquecimento global, também possui uma grande parcela de culpa. Segundo os especialistas, se nada for feita para impedir este problema, a floresta pode entrar num processo de desertificação.
Para que você possa ficar por dentro do assunto, confira a pequena lista que separamos de espécies que estão extinção no Brasil e, também, no mundo. Abaixo está alguns :
Mamíferos ameaçados de extinção
Antílope-tibetano (Pantholops hodgsonii)
Elefante-indiano (Elephas maximus)
Elefante-da-floresta (Loxodonta cyclotis)
Elefante-da-savana (Loxodonta africana)
Baleia-azul (Balaenoptera musculus )
Chimpanzé (Pan troglodytes)
Gorila-do-ocidente (Gorilla gorilla)
Gorila-do-oriente (Gorilla beringei)
Leopardo (Panthera pardus)
Lobo-vermelho (Canis rufus)
Morcego-cinza (Myotis grisescens)
Muriqui (Brachyteles arachnoides)
Orangotango (Pongo pygmaeus e Pongo abelii)
Panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca)
Peixe-boi (Trichechus manatus)
Rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis)
Tigre (Panthera tigris)
Onça-Pintada
Urso-polar (Ursus maritimus)
Veado (Elaphurus davidianus)
Aves ameaçadas de extinção
Arara-azul-de-lear
Arara-azul-grande
Arara-azul-pequena
Ararinha-azul
Araracanga ou Arara-piranga
Arara-de-barriga-amarela
Arara-vermelha
Bacurau-de-rabo-branco
Bicudo-verdadeiro
Cardeal-da-amazônia
Maracanã
Papagaio
Rolinha
Tucano-de-bico-preto
Répteis ameaçados
Tartaruga-marinha
Tartaruga-de-couro
Dragão-de-komodo
Jacaré-de-papo-amarelo
Peixes ameaçados
Tubarão-baleia (Rhincodon typus)
Atuns (género Thunnus)
Crustáceos ameaçados
Caranguejo-amarelo (Gecarcinus lagostoma)
Artrópodes ameaçados
Borboleta-da-restinga (Parides ascanius)
• Poluição do ar
Fontes de poluição, efeito estufa, chuva ácida, combustíveis fósseis, consequências da poluição, combustíveis não poluentes, poluição ambiental e poluição atmosférica.
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais europeias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todos os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar. Cidades como São Paulo, Tóquio, Nova Iorque e Cidade do México estão na lista das mais poluídas do mundo.
A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Outros problemas de saúde são: irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação). Em dias secos e com poluição do ar alta, é recomendado beber mais água do que o normal evitar atividades físicas ao ar livre, utilizar umidificador dentro de casa (principalmente das 10h às 16h) e limpar o chão de casa
...