Tipos de fundação
Artigo: Tipos de fundação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annemanoelleff • 29/10/2014 • Artigo • 250 Palavras (1 Páginas) • 157 Visualizações
Definição: Fundação é o elemento estrutural que transfere ao terreno as cargas que são aplicadas à estrutura.
TIPOS DE FUNDAÇÃO
• RASAS (superficiais ou diretas)- Executadas em pequenas profundidades (ou mesmo superficialmente) transmitem a carga da estrutura ao terreno através de sua base. Ex: Bloco, sapata, viga de fundação,
• PROFUNDAS (Indiretas) - Executadas em maiores profundidades (é quando a profundidade, em relação ao terreno adjacente é superior em face da maior dimensão da área total da fundação). Ex: estacas pré-moldadas, estacas escavadas, paredes diafragma, estacas hélice contínua, estacas tipo franki, estacas tubulares metálicas, estacas raiz, tubulões.
CAPACIDADE DE CARGA - É a carga que provoca a ruptura da fundação. É influenciada pelas dimensões e pelo posicionamento da fundação, mas depende principalmente da resistência e da compressibilidade do solo e da posição do nível d’água.
RUPTURA - Ocorre quando a tensão no interior do maciço de fundação supera a resistência do material provocando a destruição da estrutura do solo ou da rocha ao longo de uma determinada superfície (plano de ruptura).
ESCOAMENTO DO SOLO - Quando as tensões atuantes superam a resistência do solo e produzem sua plastificação, o que pode levar a plena ruptura do material.
ADENSAMENTO DO SOLO - É uma deformação do solo que ocorre a medida em que a água vai sendo expulsa pelo excesso de pressão aplicada pela fundação.
SOLOS COLAPSÍVEIS - São os solos não saturados que, quando umedecidos, perdem rapidamente a força de coesão entre os grãos que o compõe e literalmente desabam em sua matriz. Típico: COLÚVIO.
...