Trabalho
Por: raycrs • 30/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 243 Visualizações
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Faculdade de Formação de professores
Departamento de Geografia
Climatologia
Docente: Neiva Barbalho
Discente: Rayanne Costa Rodrigues dos Santos
Análise do clima no livro didático
São Gonçalo, Janeiro de 2015
O livro Geografia Geral e do Brasil foi feito pelo Marcos de Amorim Coelho, que é licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo e pela Lygia Terra, que é licenciada em Geografia pela Universidade de São Paulo. Lygia possui experiência na rede pública e particular de ensino.
O livro pertence a editora Moderna, é volume único, portanto contém o conteúdo de geografia do ensino médio todo. O seu local de fabricação foi São Paulo, e é a primeira edição que eu estou utilizando, o ano dele é 2003. Em sua apresentação os autores falam que a finalidade do livro em questão é abranger todo o conteúdo do ensino médio.
Nessa parte também é falado que o livro em questão integra temas dos espaços natural, socioeconômico e políticos do mundo contemporâneo, e na conclusão deste trabalho eu irei falar se as coisas que contém nele são realmente atuais e se não poderiam terem feito melhorias. O livro é apresentado por unidades, que vão de I a VI, e a unidade utilizada por mim foi a III- O espaço natural e o espaço modificado pela humanidade.
No final da apresentação, os autores pontuam em seis pontos de como fizeram o livro se tornar de fácil entendimento e clareza. Em um dos pontos eles citam os vestibulares, falando que o livro contém baterias de questões atualizadas qe contém todo o conteúdo do livro.
Os autores, na minha opinião, pela forma escrita tentaram fazer um diálogo com os alunos/professores desejando um bom trabalho no final, colocando um ponto de exclamação, que no caso de uma forma mais culta e formal não teria.
A análise a seguir tem o objetivo de analisar a parte de clima e ver se o material didático está completo e com suas informações corretas, se as ilustrações são de fácil entendimento.
O capítulo do livro se chama: A atmosfera e sua dinâmica: o clima mundial, e é divididos em 8 tópicos, cada um falando sobre uma parte do clima. Abaixo eu irei analisar se o que está sendo abordado no livro está com toda a informação, se está com uma linguagem clara e se está faltando conteúdos importantes.
O livro inicia-se falando da composição e camadas da atmosfera (pagina 148), e logo abaixo tem um quadro falando só sobre as camadas. Quando os autores explicam as camadas da atmosfera, brevemente é citado a tropopausa, que segundo as minhas pesquisas no meu material, resumidamente é zona atmosférica limite entre a troposfera e a estratosfera, no livro também não é citado que existe a estratopausa e a mesopausa. O aluno não saberia se isso não tivesse sido ensinado ao aluno como uma complementação, só pela imagem ele saberia o nome, e não o que é.
Na página 150, no tópico 3 – Elementos do clima: radiação rolar, os autores falam brevemente o que seria a radiação, no livro só diz que o (...)Sol, gigantesca bola de fogo que libera constantemente quantidades enormes de energia. O livro deixa de fora detalhes importantes, como dizer que a radiação solar é a energia transferida do Sol, e que se propagam em formas de ondas que liberam energia quando são absorvidas por um objeto e por possuírem propriedades magnéticas e elétricas, que são chamadas de ondas eletromagnéticas. Na minha opinião, como o livro explica o aluno não irá entender como é, pois a explicação é muito vaga, já que é um livro de ensino médio, os autores deviam aprofundar esses temas um pouco mais.
Na página 154, os autores dizem o seguinte de orvalho e geada: (…) O resfriamento do ar durante a noite faz com que o vapor de água irradiado da Terra se condense a superfície, originando o orvalho (gotas de água sobre plantas e outros objetos). Pode ocorrem também a geada: quando a temperatura da superfície atinge zero grau o orvalho se transforma em uma delgada camada de gelo (…). Deixam alguns detalhes importantes de fora, como por exemplo, o que é ponto de orvalho, que é a temperatura na qual o ar deve ser resfriado para que ocorra a saturação. Ainda nessa parte poderiam dar mais detalhes da geada, por exemplo, dizer que para ela se formar, a temperatura cai a ponto de orvalho (ou ponto de geada), e que quando a temperatura cai mais bruscamenteo, o vapor d'água pode mudar diretamente para gelo sem passar pelo estado líquido primeiro.
Nas páginas 155 e 156, na lateral das folhas, vem explicando o que é barômetro e pluviômetro, Isoietas e Isóbaras da seguinte forma:
- Pluviômetro: é o aparelho que mede a quantidade de chuva expressa em milímetros de altura
- Isoietas: são linhas que, em um mapa, unem potos de igual pluviosidade
- Barômetro: é o aparelho utilizado para medir a pressão atmosférica
- Isóbaras: Isóbaras: são as linhas que, em um mapa, unem os pontos de igual pressão.
Os significados estão corretos, mas nas páginas não contém nenhuma ilustração, seja ela figura ou foto para o aluno poder visualizar como o pluviômetro e o barômetro funcionam.
Os autores poderiam ter inclunido também, um mapa mostrando um mapa com isóbaras e isoietas, para os alunos visualizarem melhor como elas são.
Nesta parte de clima, que está sendo utilizada para análise, não tem nenhuma informação mencionando o que é inversão térmicas, que segundo as minhas anotações em sala de aula é quando a atmosfera fica momentaneamente parada e as moléculas de ar frio ficam pesadas, e por isso não conseguem se movimentar. A inversão térmica acontece mais no inverno. Esse conteúdo deveria ser abordado, já que na página 157 possui a parte Massas de ar e frentes bem abordado, ficaria mais fácil para os alunos aprenderem.
...