Trabalho No Campo
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho No Campo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Beatriz1234 • 10/3/2014 • 1.015 Palavras (5 Páginas) • 385 Visualizações
Trabalho no Campo
- Pequena propriedade de subsistência
A grande maioria das propriedades rurais brasileiras são pequenas, chamadas de minifúndios. Pequena parte do que é produzido nessas propriedades é vendida; a maior parte da produção é utilizada na alimentação da família do agricultor. Na pequena propriedade, normalmente não são
utilizadas máquinas modernas nem avanços tecnológicos. O trabalho geralmente é feito pelo agricultor e sua família pequena propriedade de terra.
- Grande propriedade
A maior parte das terras brasileiras pertence a um número reduzido de pessoas. São grandes propriedades chamadas latifúndios.
Nessas grandes propriedades são utilizadas máquinas e tecnologia para obter uma melhor produção. Todos os produtos são vendidos no Brasil ou para outros países.
- Reforma agrária
Devido à grande quantidade de pessoas que não têm terra para poder plantar, existe a necessidade de uma reorganização do espaço agrícola no Brasil. Essa reorganização se chama reforma agrária.
A reforma agrária é um conjunto de medidas que tem como objetivos:
• Promover a melhor distribuição de terras;
• Atender os agricultores sem recursos, que não têm condições de cuidar da sua terra;
• Modernizar o campo.
- Vida rural
A atividade Vida Rural teve início em 23 de março de 1991. É uma atividade de lazer similar à agricultura, com finalidade educacional.
O horticultor prepara o canteiro, escolhe as mudas, planta e colhe a produção.
Desenvolvimento das atividades: as mudas para plantio são preparadas no viveiro.
Os vários tipos de mudas da época, são colocadas numa estufa externa à disposição do horticultor.
• O desempenho dos horticultores tem acompanhamento semanal, sob responsabilidade do Clube; tanto em relação à assiduidade, quanto à manutenção do lote e a produção.
• Para participar, o associado deve fazer sua inscrição no Cadastro-Geral de Horticultores (na Casa da Horta).
Lotes: Para participar da Vida Rural o horticultor deve estar com a TMD quitada, do mês em curso, ou do imediatamente anterior.
Estacionamento: Atenção, Horticultor! O estacionamento entre as árvores é para dois carros.
- O movimento dos trabalhadores rurais sem terra
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertação), cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil.O MST teve origem na década de 1980. Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos, dos quais as barragens são o exemplo típico - e a mecanização da agricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.
Paralelamente, o modelo de reforma agrária adotado pelo regime militar priorizava a "colonização" de terras devolutas em regiões remotas, tais como as áreas ao longo da rodovia Transamazônica, com objetivo de "exportar excedentes populacionais" e favorecer a integração do território, considerada estratégica. Esse modelo de colonização revelou-se, no entender do movimento, inadequado e eventualmente catastrófico para centenas de famílias, que acabaram abandonadas, isoladas em um ambiente inóspito, condenadas a cultivar terras que se revelaram impróprias ao uso agrícola.
Nessa época, intensificou-se o êxodo rural-abandono o campo por seus habitantes-, com a migração de mais de 30 milhões de camponeses para as cidades, atraídos pelo desenvolvimento urbano e industrial, durante o chamado "milagre brasileiro". Grande parte deles ficou desempregada ou subempregada, sobretudo no início anos 1980, quando a economia brasileira entrou em crise. Alguns tentaram resistir na cidade e outros se mobilizaram para voltar à terra. Desta tensão, movimentos
...