Tudo Sobre Iugoslávia
Por: adjane • 26/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 602 Palavras (3 Páginas) • 991 Visualizações
Tudo sobre Iugoslávia!
A Iugoslávia, também chamada de Jugoslávia pelo português europeu foi um país que existiu no sudeste da Europa entre 1929 e 2003. Ele foi criado com a união de vários reinos antigos e outros territórios para se tronar as seis republicas ,ou estados , de um único país, que passou a se chamar Iugoslávia, cada república que fazia parte desse país tinha seus próprios grupos étnicos e religiosos.
No fim do século XX e início do século XXI , todas as seis republicas se separaram e se tornaram países independentes, que são Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Kosovo, Macedônia, Montenegro e a Sérvia.
Algumas características...
*A Iugoslávia ficava ao longo da margem oriental do mar Adriático na península de Bálcãs
*Fazia fronteira com a Itália, Áustria, Hungria, Romênia, Bulgária, Grécia e a Albânia.
*Sua capital era Belgrado, que atualmente e a capital da Sérvia.
*A maioria de sua população era formada por eslavos que eram repartidos em vários grupos étnicos: sérvios, montenegrinos, croatas, eslovenos, macedônios e bósnios.
*Todos os grupos eram ligados mas cada um com suas próprias características como: deferentes religiões e suas línguas são diferentes.
Um pouco da sua historia...
No fim do século XIX, o império Otomano e o império Austro-Húngaro dominavam parte da região dos Bálcãs ,esses impérios foram derrotados na primeira guerra mundial. Após o conflito, vários territórios balcânicos formaram um novo país, que recebeu o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos. O reino mudou de nome em 1929 para Iugoslávia.
Em 1941 a Iugoslávia foi invadida pela a Alemanha, a Itália e seus aliados durante a segunda guerra mundial. Alguns anos depois, Josip Broz Tito(mais conhecido como “Tito”)liderou soldados que libertaram a Iugoslávia dos invasores, ele acabou se tornando governante do país e instalou um governo comunista no país. Tito conseguiu ser um líder forte. Manteve vários grupos étnicos juntos, em um país unificado. Mas nos anos 1980 aconteceram grandes mudanças, a primeira foi a morte de Tito, depois os outros países da parte oriental da Europa, a Iugoslávia deixou de ter um governo comunista. Os deferentes grupos étnicos do país estavam começando a entrar em conflito. Em 1991 e 1992, a Croácia, a Eslovênia, a Macedônia e a Bósnia e Herzegovina se autoproclamaram republicas independentes. Sérvios não eram a favor e lutaram contra essa separação. Seguiu-se uma sangrenta guerra civil que foi um dos maiores dramas da Europa oriental pois milhares de pessoas acabaram morrendo.
Os países que se formaram após a separação foram:
*Croácia
*Bósnia e Herzegovina
*Eslovênia
*Macedônia
*Sérvia e Montenegro, originando em 2006:
*Montenegro
*Sérvia
*Kosovo
Pontos Turísticos...
A Croácia, Eslovênia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina são realmente fascinantes!
Zagreb, capital da Croácia, é uma cidade que apresenta construções que remetem ao antigo império Austro-Húngaro, além de galerias de artes, bares e restaurantes. Além de tudo isso a Croácia tem suas belezas naturais, como: o Parque Nacional dos Lagos Plitvice, grandes cascatas e lagos paradisíacos.
Montenegro também preserva belezas naturas espetaculares como o a Baía de moso Lago Bled, onde pode se fazer um cruzeiro pelas águas verde esmeralda, com montanhas e florestas.
...