UNIFACS
Ensaios: UNIFACS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rogeriodourado • 18/9/2014 • 324 Palavras (2 Páginas) • 526 Visualizações
1ª QUESTÃO
Milhares de pessoas em todo o Brasil estão reduzidas à condição de escravos - das fazendas de gado na Amazônia, passando pelas carvoarias do norte de Minas Gerais e Goiás e os laranjais no interior de São Paulo às pequenas tecelagens do Bom Retiro e Brás, bairros da capital paulistana. Não é a mesma escravidão, de senzalas e navios negreiros, que foi legalmente extinta no país em 13 de maio de 1888. Mas, outra, que também rouba a dignidade do ser humano, transformando-o em instrumento descartável de trabalho em fazendas, garimpos, bordéis, indústrias e estabelecimentos comerciais.
fonte: http://www.reporterbrasil.com.br/escravo/materia.php?nick=oque
Com base nos aspectos legais e culturais discutidos e analisados em seu módulo disserte sobre esta temática atual e perigosa que permeia a nossa sociedade.
3 ª QUESTÃO
“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km da capital Lima, o volante Tinga desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com semblante fechado.
Na derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Real Garcilaso, na estréia do campeão brasileiro pelo Grupo D da Libertadores, a torcida local imitou sons de macacos a cada toque do jogador na bola.
Mesmo chateado, o jogador posou para fotos com fãs e deu autógrafos para quatro torcedores do Cruzeiro que estavam no local.
A maior tristeza de Tinga, porém, é pela família. “No futebol, você acaba se acostumando com esse tipo de coisa. Mas minha família não está preparada”, disse. “Liguei em casa de manhã e soube que meu filho estava chorando e assistindo pela TV, nem mesmo quis ir à escola”, contou.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/02/1412038-tinga-sofre-com-choro-do-filho-mas-perdoa-torcedores-racistas.shtml
A igualdade de todos começa a ser definida juntamente com as democracias modernas, e implantada nas diversas constituições, inclusive a do Brasil, explicitada em diversos artigos constitucionais. Embora a lei por si só não represente a igualdade de fato.
Tratando-se das garantias estabelecidas pela Constituição e com base no texto podemos afirmar que estamos próximos de conquistar uma sociedade igualitária? Fundamente sua resposta.
...