Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Por: dmitriaps • 5/8/2015 • Relatório de pesquisa • 765 Palavras (4 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Osny Taborda
Nome do estudante: Dmitri Augusto Pires Senna
Data: 30/04/2015
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
RESPOSTA:
Após a revolução industrial, a Inglaterra se afirma como a grande potencia mundial. Com a crise da Venezuela em 1902, os EUA surgem com o modelo de política internacional conhecido como "Big stick" firmando sua política imperialista na America. Após isso modelos de produção em massa como o Fordismo e Taylor baixaram o custo e aceleraram a economia colocando os EUA como a grande potencia mundial.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos)
RESPOSTA:
O país assinou em setembro de 2000, a Declaração do Milênio, prometendo cumprir oito objetivos lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU). O contrato termina no final deste ano, mas já é possível notar que o país alcançou parte das metas, como no combate à fome e na redução da mortalidade infantil. Em contra partida não cumpriu , pois a educação continua deficiente. Também ficou devendo na diminuição das mortes de mães durante os partos.. Houve avanços, é certo, mas não a ponto de solucionar os problemas. Alguns dados relatados chegam a levantar suspeitas dos especialistas.
1) Combater a fome e a miséria (cumpriu)
A META: reduzir pela metade a proporção de pessoas com fome. É considerado extremamente pobre quem recebe menos de US$ 1 (R$ 2,6) por dia.
A ONU elogia o empenho do Brasil no combate à fome, o país foi além: alimentou seis a cada sete famintos. Em 2012, restavam 3,5% de miseráveis contra os mais de 25% de 1990.
2) Atingir o ensino básico universal (não cumpriu)
A META: garantir que todas as crianças terminem o ciclo completo do Ensino Básico.
O percentual de jovens entre 15 e 24 anos com pelo menos seis anos de estudo passou de 59,9% (1990) para 84% (2012). Mas o número dos que não concluem os ensinos Fundamental e Médio continua abaixo do ideal.
...