Uruguai
Seminário: Uruguai. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ejbneto • 29/10/2013 • Seminário • 414 Palavras (2 Páginas) • 527 Visualizações
Religião
O Uruguai não tem religião oficial e, portanto, a igreja e o estado estão oficialmente separados e a liberdade religiosa é garantida. Uma pesquisa realizada em 2008 pelo Instituto Nacional de Estatística do Uruguai apontou o catolicismo como a principal religião, com 45,7% da população, 9,0% são cristãos não-católicos, 0,6% são animistas ou umbandistas (uma religião afro-brasileira) e 0,4% judeus. 30,1% declararam acreditar em um Deus, mas que não pertencem a nenhuma religião, enquanto 14% declararam ser ateu ou agnóstico.
Língua
O Idioma oficial do Uruguai é o espanhol que tem algumas modificações devido ao número considerável de imigrantes italianos. O inglês é comum no mundo dos negócios e seu estudo tem aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente entre os jovens. No entanto, ainda é uma língua minoritária, como são o francês e o italiano. Outras línguas incluem português e o "portuñol" (uma mistura de espanhol e português). Ambos são falados nas regiões norte, perto da fronteira brasileira. Como poucos povos indígenas existem na população, as línguas indígenas são pouco presentes no Uruguai.
Curiosidades:
- A taxa de analfabetismo do Uruguai é praticamente nula
- A gastronomia destaca-se no país, a parrilada é a paixão nacional, em cada esquina é possível achar uma parilha.
- Chimarrão no Uruguai também é tradição, os uruguaios não abrem mão da garrafinha térmica com um bom chimarrão.
- Os uruguaios são muito apaixonados pelo futebol, lá este é um assunto levado muito a sério, a paixão pelo futebol parece ir mais longe do que a do brasileiro.
Costumes
Os habitantes do Uruguai são primordialmente brancos, uma grande parte descendente de imigrantes espanhóis e italianos. Os negros e mestiços são muito raros e quase não tem indígenas. No entanto a maioria dos habitantes concentra-se em Montevidéu, uma boa parte da população habita ao longo do Rio da Prata.
Os uruguaios são pessoas educadas, amáveis, formais e um pouco solenes e com um toque de nostalgia. Em alguns casos sua aparente indolência é somente o reflexo de sua grande capacidade para reflexionar e pensar. No país é chamado de "amiguismo" é uma forma de identidade coletiva, uma forma de vinculação que tem no afeto e na lealdade à família, aos amigos, aos vizinhos. E assim pode parecer inverossímel no Uruguai ainda é comum haver favores sem esperar nada em troca.
A música e as cerimônias de candomblé formam a parte de identidade dos uruguaios de origem africana, enquanto que o futebol, o tango, a bebida mate são os sinais de identidade de todos os habitantes deste incrível país.
...