Uruguai: A Economia
Por: Madotsuki1 • 28/9/2018 • Dissertação • 342 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Uruguai
Economia
A economia do Uruguai se concentra setor agropecuário, tendo a exportação como o destino desses produtos, os produtos mais exportados são: bovinos, caprinos, ovinos, carne, lã e couro.
As indústrias são desenvolvidas com uma mão de obra capacitada, como têxteis, alimentícias e químicas.
O Uruguai tem a fama de ser um paraíso fiscal, pois os serviços financeiros são parte expressiva do PIB do país; em prol de o governo ter mudado a legislação no sentido de favorecer a implantação das instituições financeiras no país, o que atraiu diversas empresas para o país.
No início de XXI, pela Argentina ter entrado em crise, o Uruguai teve suas consequências, como o crescimento do PIB que se mantinha até então em torno de 5 % ao ano, caiu; isso por causa do sistema financeiro uruguaio entrou em colapso, devido à retirada dos investimentos em dólares da Argentina.
O PIB no ano de 2013 era de US$ 55,7 bilhões, sendo o maior exportador de softwares da América do Sul atualmente
[pic 1]
Política
Em 1933 o país encontrava-se em um estado de miséria e conflitos internos. Foi quando ocorreu um Golpe de Estado e foi criada uma nova constituição dando poderes totais ao presidente.
O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, que atua junto com o Vice-presidente e o Conselho de Ministros. O Presidente tem um mandato de 5 anos sem reeleição imediata até depois de igual período desde a cessação de seu cargo.
O Poder Legislativo reside na Assembléia Geral, conformada pela Câmara de Senadores de 30 membros.
O poder Judiciário tendo os membros nomeados pela Assembléia Geral, encarregados a constitucionalidade das leis
A esquerda uruguaia juntou-se à Frente Amplio em 1971, quando o índice de pobreza baixou um terço e o da indigência caiu para a metade; tendo a alfabetização em referência no ano de 2013 (98%)
Atualmente o presidente é o Mujica, um ex-guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, que passou 14 anos preso durante a ditadura militar, sua primeira lei, que chamou a atenção foi a descriminalização do aborto. gerou forte oposição de setores religiosos
...