Vegetação De Montanha
Casos: Vegetação De Montanha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bezzus • 28/10/2014 • 454 Palavras (2 Páginas) • 37.466 Visualizações
Vegetação de montanha: como o próprio nome diz, essa vegetação é comum em pontos elevados, tais como os Andes, Himalaia, entre outras regiões montanhosas. A vegetação é pouco diversificada, visto que o clima não é propício para o seu desenvolvimento.
Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da diversidade climática da Terra, com destaque para a variação da temperatura e umidade, existem coberturas vegetais distintas.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Entre as características dos animais das montanhas estão a capacidade de escalar rochas, a migração ou a hibernação e a resistência às variações de temperatura; mas nem todos os animais monteses apresentam essas características. A vegetação das encostas das montanhas varia com a altitude tanto quanto varia conforme a latitude em outros tipos de terreno. O ambiente vai desde o gramado das baixadas até as florestas de madeira de lei ou florestas de coníferas ou terrenos nevados. Uma floresta de pinheiros nas montanhas abriga animais que, nas planícies, só seriam encontrados muito mais ao norte. O ambiente acima da linha arborizada é semelhante ao da tundra; ali os insetos e as cobras são raros e as aves só aparecem no verão. Nas montanhas da Europa há alguns mamíferos (camurça, cabrito montês, marmota, lebre, arganaz) e algumas espécies de aves resistentes (ptármiga, águia, abutre).
Vegetação de alta montanha
Também chamada de clima de montanhas, esse tipo de vegetação ocorre em lugares de altitude elevada. Em alta latitude, o solo fica coberto de neve durante quase todo o ano. Quando a altitude é acima de 4 mil metros, independentemente da latitude, ocorre às chamadas neves eternas, como as que existem na Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e no Himalaia, na Ásia.
O clima de Montanha possui as seguintes características:
- As temperaturas são baixas. Quanto maior a altitude mais baixa é a temperatura. Numa montanha, a cada mil metros acima, a temperatura cai cerca de 5ºC.
- A umidade relativa do ar é bem elevada no lado em que bate o vento: de 80 a 90%. Já no lado em que não ocorre a incidência de vento, ela cai para cerca de 40%.
- O índice pluviométrico varia de acordo com a localização geográfica. Em regiões equatoriais e tropicais costuma chover entre 1500 e 2000 milímetros por ano. Já em áreas de clima subtropical os índices ficam entre 300 e 1000 milímetros por ano.
- Nas áreas da montanha acima de dois mil metros de altitude, há presença de gelo durante o ano todo. Nestas áreas, as temperaturas são baixíssimas, o ar é rarefeito (pouca quantidade de oxigênio) e quase não há presença de vegetação ou vida animal.
...