Vermiculita
Artigo: Vermiculita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasgm.eng • 9/10/2014 • Artigo • 302 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO CIVIL II
CONSTRUÇÃO CIVIL II
PROFESSOR: ANTÔNIO HENRIQUE CAPUZZO MARTINS
ALUNO: LUCAS GOMES MAGALHÃS
TURMA: A01/2
GOIÂNIA,
ABRIL/2014
1) Introdução
Vermiculita é o nome geológico dado a um grupo de minerais laminares hidratados que são silicatos de alumínio-ferro-magnésio, assemelhando-se a mica em aparência. É um material inerte seguro e quando aquecido se expande até 30 vezes o seu volume inicial, cada floco expandido aprisiona consigo células de ar inerte, o que confere ao material excepcional capacidade de isolação.
2) Modo de utilização
A vermiculita tem diversas aplicações, como por exemplo: na horticultura, no acondicionamento, na proteção contra incêndios, no isolamento acústico e térmico, na alimentação animal e como adição no concreto.
Um uso comum da vermiculita na construção civil é no reboco, aplicada em um traço de 1 lata de cimento, uma lata de areia média, um saco de cal hidratada e um saco e meio de vermiculita.
Para outros usos seguir determinação do fabricante ou bom senso do engenheiro.
3) Vantagens
Pode ser utilizada em piscinas para garantir um maior tempo de água quente, pois evita a troca de calor com as paredes da piscina e o solo. O problema deste material é que ele é muito mais caro do que o material que ele substituiria: a areia. Por este motivo a vermiculita deve ser utilizada em locais específicos onde o custo benefício deste material seja real. Um bom exemplo seria na proteção contra o fogo, podendo ser utilizada em locais de maior necessidade deste cuidado.
4) Conclusão
Como todo material relativamente novo no mercado o preço da vermiculita ainda é elevado em comparação aos materiais básicos, mas de qualquer forma isto não impossibilita o seu uso desde que em locais específicos. O uso dela para fins determinados não encarece a obra de forma absurda e em contrapartida consegue promover benefícios em vários locais de aplicação, evitando, por exemplo, futuros reparos.
...