О uso das histórias infantis no ensino de Geografia
Artigo: О uso das histórias infantis no ensino de Geografia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jackinhak • 14/11/2013 • Artigo • 822 Palavras (4 Páginas) • 568 Visualizações
1. Título
A Praça
Temática: o uso das histórias infantis no ensino de Geografia
Título:
A importância do estudo do bairro Cidade Alta como representação espacial da escola Balão Mágico
2. Introdução
Este projeto visa trazer para a escola as histórias que as crianças contam sobre o que veem até chegar à escola. Escutar histórias que os pais contam a eles sobre o bairro, a casa em que moram, da praça em frente à casa, da nova escola construída sobre o terreno da antiga. Trazer a identidade de quem construiu a praça, qual o objetivo de existência da praça, quem idealizou, quanto tempo levou sua construção, qual a estratégia de construir naquele lugar. O que falta, como eles veem a praça em frente à escola.
Estas histórias estão gravadas na memória das crianças, e o conto delas pode ajudar um ao outro a conhecer a rua, o bairro e suas transformações quando contado em estilo de histórias infantis. Como trazer as historia de inclusão social junto com a acessibilidade da praça, da escola, de casa. Como todas as crianças veem este espaço e sua verdadeira utilidade, que a princípio parece somente um espaço para brincar.
3. Objetivos
Compreender sobre o espaço que inicialmente é usado para brincar, correr, descansar - A PRAÇA - qual o significado para a vida cotidiana daquele bairro e como isso pode ajudar na educação das crianças. Partindo ainda da observação geral da paisagem, da escola e do bairro.
Compreender o espaço:
* territorial do bairro
* e sua paisagem
* O lugar
* geográfico
4. Ano
1º a 4ª
5. Tempo estimado (cronograma)
O projeto será desenvolvido conforme a demanda de crianças em sala de aula, baseando-se na quantidade de 25 a 30 alunos, onde serão utilizadas duas aulas por dia durante 01 bimestre.
Ação Carga horária Sujeitos envolvidos
Escolha das histórias 10 horas Alunos de 3 a 5 anos
Confecção e construção do objeto de estudo com a ajuda de um livro de história do bairro 20 horas Alunos de 3 a 5 anos
O desenho do objeto e sua demonstração criada pelas crianças 20 horas Alunos de 3 a 5 anos
Teatro de fantoches contando cada historinha onde as crianças criarão seus bonecos. 60 horas Alunos de 3 a 5 anos
Formulação de um Questionário respondido pelas crianças sobre o seu bairro e a praça, o que gostaria que tivesse nela. 10 horas Alunos de 3 a 5 anos
Avaliação bimestral
6. Desenvolvimento das atividades
1 ª Etapa
Solicitar aos alunos que observem a paisagem do bairro da escola, nos caminhos que percorrem, procurando identificar aspectos relevantes conforme as historias que ouviu no decorrer dos dias, do papai ou da mamãe, ou ainda da vovó. Eles podem citar o que notam nas características das ruas, parques, pontos de comercio, serviços e a praça, que possa fazê-lo lembrar do que ouviu sobre eles. E para edificá-los serão usadas questões como:
* o que é?
* Onde está localizado?
* O que pode perceber de positivo (bom) ou negativo (ruim) na sua observação a partir da história ouvida?
* como era a Praça
...