TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apologética Lascasiana: A construção indígena e seus espelhos

Por:   •  14/6/2017  •  Resenha  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

Lucas Gomes Silva

Bartolomé de Las Casas -  A Apologética Lascasiana: A construção indígena e seus espelhos.

As obras de Bartolomé de Las Casas ajudaram a consolidar a visão da barbaridade europeia e o extermínio de indígenas após a chegada dos espanhóis no Novo Mundo. Seus estudos, contidos na Brevissima Relacion de la Destruición de las índias e na História de Las Indias o consolidou como um dos principais defensores dos direitos indígenas ao apresentar propostas para colonização e futura evangelização de forma pacifica, insistindo na docilidade dos índios e na crueldade sem fundamento dos espanhóis, utilizando da estratégia de montar os papeis de vítimas e algozes para criticar as ações tomadas pelos conquistadores.

O texto abordado na revista trata de uma obra menos conhecida do autor, no caso a Apologética História Sumária, que foi inicialmente pensada como parte do conteúdo da História de las Indias, porém tomou um caminho diferente como acaba por indicar o seu subtítulo, no caso  Apologetica história sumaria cuanto a las cualidades, disposición, descripción, cielo y suelo destas tierras y condiciones naturales, policias, repúblcias, maneras de vivir o costumbres de las gentes destas Indias Occidentales, cuyo imperia soberano pertence a los Reyes de Castilla.  Entendemos então que a intenção da obra seria a defesa das Indias através do entendimento de sua população, terras e recursos. Com o objetivo de rebater as acusações de inferioridade feitas aos indígenas, Las Casas buscava o reconhecimento da humanidade indígena através da ação política e da utilização dos conceitos cristãos de direito à liberdade.

A utilização do Cristianismo por Las Casa vem de seu passado como encomendero em Santo Domingo e de como se escandalizou como a situação que os nativos enfrentavam, foi um Frei, Antonio de Montesinos, o responsável por denunciar e ameaçar os conquistadores através de uma pregação profética, que o converteu a causa indígena, a oratória do frade veio então a modelar a ação de Las Casas a partir desse acontecimento.  

Após renunciar seu posto de encomendero Las Casas dedicou então sua vida a um ideal que ele via nos indígenas, no caso a representação do próximo cristão. Através dessa discussão o indígena se tornou um rico tópico teológico. Las Casas projetava-os sob sua visão cristã, colocando-os sobre o seu próprio ideal de evangelização. A glorificação indígena crescia sob a comparação que se tinha do comportamento espanhol.

A Apologética Historia Sumaria trata então dos costumes nativos e condições geográficas, além do que Las Casas considerava uma habilidade “natural” dos mesmos para a verdadeira religião do cristianismo. Isso se deve ao fato de que os relatos dos colonizadores espanhóis apontavam diversos problemas geográficos, climáticos e condicionais das regiões, Las Casas entendia que a visão dos conquistadores estava coberta pelas sapiências políticas que permeavam o imaginário dos mesmos, sendo assim ele escreve a apologética como prova de sua visão da suposta superioridade indígena, exacerbando as qualidades e a felicidade dos nativos, seu equilíbrio passional e social. Até mesmo diante dos comportamentos mais “selvagens” observados pelos conquistadores, como o canibalismo e a idolatria, Las Casas defende os indígenas, dizendo que essas práticas só eram aderidas devido ao desconhecimento da verdadeira religião, mesmo a ideia de sacrifício era tida por ele como uma característica de povos extremamente religiosos, relacionando a Abraão e Jesus Cristo. Observa-se então que Las Casa defendia os indígenas através de artifícios de inversão discursiva, ao mesmo tempo defendendo todos os aspectos indígenas e criticando os espanhóis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com