A HISTÓRIA MEDIEVAL
Por: Ithalo Pablo • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 457 Visualizações
Atividade 02 da Unidade 02 HISTÓRIA MEDIEVAL
A partir do livro a idade media nascimento do ocidente, do autor Hilário Franco Junior, especificamente os itens as estruturas eclesiásticas, as estruturas culturais, as estruturas mentais, responda as seguintes questões:
- Podemos afirmar que a igreja ao negar diversos aspectos da civilização romana criou condições de aproximação dos germanos?
R- A igreja mesmo negando diversos aspectos da civilização romana, ainda criava condições de aproximação com os Romanos e Germanos, e ao preservar vários outros elementos da romanidade consolidava seu papel no seio da massa populacional do império.
- O clero naturalmente desempenhava ai o papel central, pois sendo o grande intermediador entre a humanidade e a divindade, atribuía-se o poder de indicar os elementos a serem combatidos. Ou seja, era comum o fenômeno da demonização dos opositores da igreja (Franco JR 1996 p 160) a partir da citação explique como a igreja reagia a esses opositores?
R- Em relação aos cleros o papado legisla e julga, tributa, cria ou fiscaliza universidades, institui dioceses, nomeia para todas as funções, reconhece novas ordens religiosas. Em relação aos leigos julga em vários assuntos, cobra dizimo, determina a vida sexual (casamentos, abstinências) regulamenta a atividade profissional (Trabalhadores lícitos e ilícitos) estabelece o comportamento social ( roupas, palavras e atitudes) estipula os valores culturais. Em outros termos a igreja do século XXIII afirmou-se cada vez mais sacerdotal e monárquica (56:191) com Inocêncio III (1198-1216) o papado atingia seu momento de maior força e prestigio colocando-se a cima de tudo a sociedade. Nas suas próprias palavras “assim como a lua tira a sua luz do sol, o poder real tira o esplendo da sua dignidade da autoridade pontifica”.
- Mas o campo cultural em que melhor se expressou a tentativa de harmonização do passado clássico com o cristianismo foi o da filosofia. Na verdade tal pretensão não foi apenas as dos primeiros tempos medievais, mas de toda a idade media ( Franco Jr. 1996 p 129) os maiores destaques foram Santo Augustinho e São tomas de Aquino discorra sobre os pensamentos deles.
R- Santo Augustinho acreditava que temos que compreender para crer e crer para compreender assim alicerçando suas quatro ideias de maior alcance histórico sendo duas destruindo objeções da filosofia pagã ao cristianismo e duas mais importantes para os medievos. A primeira era a reputação do ceticismo, ou seja, a contestação nos pensamentos filosóficos. A segunda a negação do mal sendo que Deus é o criador de todas as coisas, todas as coisas boas. A terceira é a teoria da graça, quem era precedido com a graça divina usaria para o bem e os outros sem ela usavam para o mal. A quarta teoria foi o titulo de sua principal obra A cidade de Deus, São Tomas de Aquino reinseriu o aristotelismo (filosofia de Aristóteles) em uma linha cristã adequando melhor o pensamento da igreja as novas condições sócio culturais. Por isso que foi canonizado, santificado em 1323 apesar de lhe terem sido atribuídos pouquíssimos milagres.
- Uma das maiores obras da idade media foi a divina comedia humana de Dantealighieri escrita no século XIV. De que se tratava essa obra e por que é considerada a laicização da cultura?
R- A Divina Comédia é uma obra que o autor descreve uma viagem ao inferno pelo purgatório e que se encerra no paraíso,o interessante é que Dante concebeu a obra como se tivesse realmente realizado o caminho pelos ambientes místicos descritos.A obramarcou bastante ate hoje.Apesar do contexto Dante se desprendeu da rotineira da forma religiosa de criar poesias,livros e arte em geral.trilhado para a critica politica e social Italiana e Européia.Fez criticas aos governos de Reis,Cônsules,Governadores , Cardeais e Papas,criticou tabém,Nobres,Burgueses,e Plebeus.Por esse motivo mostrou a obra uma fantasia marcada pela filosofia, história críticapolitica,moral e social.
...