A História da Aviação
Por: Felipe Janson • 7/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 393 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1] | Atividade de Avaliação a Distância |
Unidade de Aprendizagem: História da Aviação
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Valmir Lemos
Nome do aluno: Felipe Janson da Silva Corrêa
Data: 29/07/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1ª questão: No ano de 1783, o homem conseguiu, pela primeira vez na história, se alçar no ar a bordo de um balão de ar quente. Mais tarde, no início do século XX, o homem realizaria o feito inédito de voar com um aparelho mais pesado que o ar. Entretanto, entre o período do balonismo e o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, houve um período de transição em que muitas experiências e descobertas se tornariam, mais tarde, os fundamentos para a construção das máquinas que, finalmente, permitiriam ao homem voar.
Considerando o exposto, responda o seguinte:
- Qual foi o inventor/construtor/piloto que se destacou naquele período realizando experiências com planadores?
Otto Lilienthal
- Qual era a sua tese em defesa dos princípios da sustentação?
Lilienthal defendia que o segredo da sustentação estava na curvatura das asas dos passáros
- As suas experiências foram importantes para o desenvolvimento da aerodinâmica que mais tarde seria utilizada para os primeiros voos de um aparelho mais pesado que o ar? Por Quê? (2,5 ptos)
Sim, pois Lilienthal foi um dos primeiros a demonstrar a importância da curvatura das asas, seus projetos contribuiram para o desenvolvimento da asa delta. Essa configuração ajudou a resolver um dos grandes problemas dos aparelhos da época, a estabilidade.
(Lemos, Valmir. História da Aviação. Palhoça. Unisul Virtual. 2012)
2ª questão: No ano de 1916, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, a Marinha do Brasil reinicia as suas atividades aeronáuticas interrompidas no início da guerra. O Exército e a Força Pública de São Paulo, no ano de 1919, também reiniciam as suas atividades com instrutores franceses e americanos que retornavam ao Brasil ao término do conflito que havia motivado a interrupção das escolas de formação de pilotos no país.
Reinicia então um novo período de organização e desenvolvimento das atividades aeronáuticas no Brasil.
Em face ao apresentado, explique as principais transformações surgidas nas áreas de pessoal e equipamentos aeronáuticos naquele período e os efeitos imediatos que produziram para o reinício do desenvolvimento da aviação no Brasil. (2,5 ptos)
A reorganização da atividade aérea militar e o incentivo à formação de tripulantes estimulam a aviação e a importação de aeronaves para o Brasil. Começa um período de aquisições de aviões da França. os novos aviões propiciam o exercício da navegação aérea e o enfretamento de desafios de travessias entre diversos pontos do Brasil e algumas capitais sul-americanas.
Em 1919, são registrados dois feitos históricos para a aviação nacional, o primeiro voo aeropostal feito pelo correio aéreo da Esquadra e mais tarde, correio aéreo naval e a primeira viagem Rio-Santos , embriã da ponte aérea São Paulo - Rio de Janeiro.
(Lemos, Valmir. História da Aviação. Palhoça. Unisul Virtual. 2012)
3ª questão: No início da década de 1980, buscando a incentivar a criação do Mercosul – Mercado Comum do Sul -, o qual se tornaria realidade em 1991, o Brasil fez uma parceria com a Argentina para a venda de aeronaves produzidas no Brasil e o desenvolvimento de um avião em conjunto com o país vizinho. A iniciativa visava a estimular as indústrias aeronáuticas dos dois maiores parceiros do Mercosul e, também, criar um polo de produção aeronáutica na América do Sul.
...