A Operação Ideográfica
Por: Savio Pedro • 9/10/2022 • Ensaio • 367 Palavras (2 Páginas) • 92 Visualizações
Página 1 de 2
Operação midiográfica:
objetivo:
- Portanto, investiga-se como esta produção organiza formas de representação históricas capazes de interferir tanto na elaboração de memória, como no esquecimento. Nesse empreendimento, esta reflexão parte de dois exemplos: o golpe de 1964, evento capital para a história recente do país, e o jornal Folha de São Paulo destacando matérias e reportagens em 45 anos de abordagem sobre esse acontecimento.
Introdução:
- Nesse tenso cenário, um elemento situa-se como ponto fulcral: os usos do passado no presente, bem como suas novas formas de representação histórica na sociedade contemporânea.
- dominar o passado parece ter se tornado a garantia para que se tenha sob controle também, o presente e o futuro.
- interrogará as imbricadas dimensões da fabricação dos acontecimentos históricos em nossos dias, bem como das formas de escrita do passado, elaboradas e difundidas pelos meios de comunicação. Refiro-me, principalmente, a uma sofisticada engenharia de sistematização de conceitos e metodologias que colabora na composição de poderosas tessituras nas quais passado, presente e futuro são constantemente mobilizados em atitudes que se situam fora do campo da história e que se materializam em um tipo particular de escrita.
- Se assim o for, que elementos teórico-epistemológicos perpassam essa produção? Como esses veículos realizam um trabalho de construção de sentidos sobre o passado? Em que medida a história científica tornou-se também um produto em suas formulações?a quem compete a fabricação dos acontecimentos históricos no mundo contemporâneo; que elementos informam essa produção?
- a distinção entre acontecência e representância – ou seja, a diferença entre aquilo que remete à materialidade das ações humanas, suas experiências sociais efetivadas nas ocorrências concretas do cotidiano e, de outro lado, a elaboração simbólico-conceitual dessas ações; sua tradução semântica, lingüística e ideológica que formula, nesse caso, aquilo que conhecemos por acontecimentos históricos
- Entretanto, é somente quando cada uma dessas escolhe o quê, e como lembrar é que passam a efetivar a construção do seu arcabouço memorial e histórico. Tal construção é sempre marcada por uma intensa disputa sobre o passado. Mesmo os materiais ou rastros deixados para ajudar na edificação desse patrimônio histórico estão submetidos a um ordenação de discursos e práticas que efetuam um tumultuoso balbuciar de vozes dissonantes em vários tempos históricos.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com