TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Republica Oligarquica

Por:   •  27/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  7.345 Palavras (30 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 30

POLITICA  DO CAFÉ COM LEITE

  1. (Fuvest-SP) A política do café, durante a Primeira República:
  1. chegou ao auge do protecionismo com o Convênio de Taubaté, passando depois a reger-se pelas leis do mercado.
  2. procurou atender aos interesses dos cafeicultores através de constantes medidas de proteção ao produto.
  3. pode ser equiparada a de outras produções agrícolas, todas elas amparadas por Planos de Defesa.
  4. atendeu exclusivamente aos interesses dos grandes grupos internacionais através dos Planos de Defesa.
  5. foi dirigida pelo governo do estado de São Paulo, enquanto o poder federal mantinha uma atitude distante e neutra.

R: Letra B. Como os cafeicultores dominavam politicamente o estado federal, eles conseguiram durante a Primeira República impor medidas que beneficiavam sua produção

2.    Analise os fatos da História do Brasil que estão indicados abaixo.

02) – Tenentismo.

04) – Política do Café-com-Leite.

06) – Produção da Borracha na Amazônia.

08) – Guerra de Canudos.

10) – Balaiada.

A partir do que foi exposto, indique a alternativa que expõe corretamente a somatória dos números que precedem as afirmativas que se referem a eventos históricos ocorridos durante a República Velha.

  1. 10
  2. 30
  3. 20
  4. 16
  5. 12

Letra C. Apenas a afirmativa 10 está incorreta, já que a Balaiada ocorreu no período Imperial da história brasileira

(UFMG) Leia o texto:

Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o presidente da República, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador – “o voto”. Julgavam os chefes e capatazes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votava em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e para obviar os inconvenientes de semelhante fato, os mesários de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiam e davam votações aos candidatos conforme queriam. (...) às vezes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráticos que nem sacerdotes de antigas religiões.

(BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 65-66.)

Todas as alternativas contêm informações que confirmam o comportamento eleitoral criticado na sátira de Lima Barreto, exceto em:

  1. o domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânica eleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.
  2. o interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político eleitoral.
  3. o sistema eleitoral descrito como corrupto estava na base da política dos governadores, posta em prática pelas oligarquias na chamada República Velha.
  4. o sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dos anos 20, através da ação decisiva da Aliança Liberal.
  5. o voto de cabresto era uma forma de manipulação de eleitorado, seja através da compra de voto, seja através da troca do voto por favores.

Letra D. O sistema eleitoral fraudulento vigorou em todo o período da República Velha, não se consolidando apenas no final dos anos 20

(PUC – Rio, 2006) Durante a Primeira República (1889 – 1930), houve, na sociedade brasileira, revoltas que, a despeito das diferenças, expressaram a insatisfação e a crítica de grupos populares quanto aos mecanismos de exclusão social e política e às estratégias de expansão dos interesses oligárquicos, então vigentes. Assinale a alternativa que identifica CORRETAMENTE revoltas dessa natureza:

A) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.

B) Revolta Federalista e Guerra do contestado.

C) Revolta da Vacina e Revolta da Armada.

D) Revolta da Chibata e Revolta Federalista

E) Guerra do Contestado e Revolta da Armada.

Letra A. A Guerra de Canudos foi liderada pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. O principal motivo desse confronto no Nordeste brasileiro foi a desigualdade social vigente no país durante a Primeira República, que motivou muitas pessoas a se revoltarem contra o governo. A revolta da Vacina também foi um movimento popular contra as políticas oligárquicas que promoveram uma modernização urbana autoritária no Rio de Janeiro na primeira década do século XX. Portanto, as demais revoltas citadas nas alternativas da questão não retrataram movimentos populares contra as oligarquias brasileiras; por exemplo, a Revolta da Armada foi um movimento realizado por militares que questionaram algumas práticas políticas do Presidente da República Floriano Peixoto. A Revolta Federalista foi um desentendimento entre o partido Republicano Rio Grandense (PRP) e o Partido Federalista (PF) no Estado do Rio Grande do Sul. E a Guerra do Contestado foi um movimento de caráter messiânico liderado pelo beato José Maria.

Discorra sobre o que foi a política do café-com-leite (1894 – 1930) no Brasil

A política do Café-com-leite representou o grande predomínio político das oligarquias dos Estados de São Paulo e Minas Gerais no cenário nacional. Os paulistas, no fim do séc. XIX e início do XX, vivenciaram um grande desenvolvimento urbano provocado pela economia cafeeira, ao passo que os mineiros eram fortes na produção de leite. Sendo, portanto, os dois estados mais fortes e populosos do Brasil, paulistas e mineiros revezaram-se na presidência por décadas até a Revolução de 1930, que rompeu com o acordo do café-com-leite.

Entre as revoltas promovidas pelo movimento tenentista destacam-se:

A) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta Paulista (1924)

B) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.

C) Revolta Paulista (1924) e Guerra de Canudos.

D) Revolta de Canudos e Revolta dos Emboabas.

E) Revolta dos 18 do forte de Copacabana e Revolta do Contestado.

Letra A. A Revolta dos 18 do forte de Copacabana aconteceu no Rio de Janeiro em 5 de Julho de 1922 e a Revolta Paulista aconteceu justamente no aniversário de dois anos da primeira revolta, em 5 de Julho de 1924. Foram motivadas pela luta do movimento tenentista contra as oligarquias nacionais que assolavam o país em miséria. Além dessas revoltas, destacou-se também a Coluna Prestes, que percorreu por dozes estados brasileiros fazendo propaganda contra as desigualdades sociais no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.6 Kb)   pdf (283.2 Kb)   docx (322.9 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com