A Revolução Industrial
Por: kerol95_ • 1/6/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 258 Palavras (2 Páginas) • 126 Visualizações
Disciplina: Sociologia
Trabalho 1º Semestre
Revolução Industrial
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra na segunda metade do século XVIII, foi uma revolução econômica que transformou as técnicas de produção e fortaleceu o capitalismo.
Dessa forma, a burguesia assumiu total controle sobre os meios de produção e sobre o capital, formando uma nova classe de trabalhadores, o proletariado, desprovida de bens materiais e de meios de produção. Os operários só tinham a força de trabalho, que se tornavam mercadoria.
A industrialização na Inglaterra e em outros países foi impulsionada por fatores como, capitais acumulados ao longo da idade moderna, resultado da exploração das colônias e do trafico negreiro, os locais para instalações de fabricas, a disponibilidades de matéria prima para produzir mercadorias, construir maquinas e gerar energia e os mercados consumidores para a grande quantidade de mercadoria produzida.
Com a industrialização, as cidades se tornaram centros industriais, para onde a população rural começou a se mudar, a procura de emprego (êxodo rural). Porem, com o acumulo de pessoas na vida urbana, as condições começaram a ser precárias.
A burguesia se tornou proprietária dos meios de produção e única dona do capital, e assim não restou outra opção aos trabalhadores a não ser trocar o trabalho por salário. As máquinas diminuíam aos poucos a necessidade da mão de obra, e alem disso, os empresários preferiam o trabalho feminino e infantil, pois os salários eram mais baixos.
As péssimas condições de vida dos operários, a alta carga horária e o desemprego, refletiram nem serie de movimentos de operários, que reivindicavam melhorias para evitar o risco de desemprego em massa.
...