A Segunda Guerra Mundial
Por: Regyanealencar12 • 25/9/2019 • Artigo • 964 Palavras (4 Páginas) • 161 Visualizações
Introdução
A primeira guerra mundial ocorreu entre os anos de 1914 a 1918, porem teve seu inicio em 1871 com o inicio de uma grande disputa comercia, envolvendo as grandes potencias da época, divididas em dois blocos, a Tríplice aliança, constituídas pelo império alemão, o império austro–húngaro é o reino da Itália, é a Tríplice Entente, formado por grã- Bretanha, frança e Rússia. Com o desenvolvimento do capitalismo aumentou ainda mas a rivalidade entre os blocos.
Por uma supremacia política e ideológica as potencias armavam-se á espera da guerra, dando inicio a corrida armamentista porem o suposto intuito não era iniciar um conflito, um período de “paz”, mas com todos bem preparados para iniciar uma guerra a qual quer momento, as superpotências tinham como fundamento base o desenvolvimento da indústria bélica é a capacitação dos seus exércitos,
Um dos fatores que marcarão a ascensão das hospitalidades entre as superpotências foi o Nacionalismo, esse sentimento de nacionalismo ficou evidente em 1789 com o desdobramento da Revolução francesa, onde os lideres manifestavam principalmente a ideal de união entre o povo e o governo, resumindo fraternidade, discurso inverso da Alemanha e da Itália.
Para piorar a situação em 1908 teve o inicio da crise dos Bálcãs, quando a Áustria resolveu anexar ao seu território às províncias turcas da Bósnia e da Herzegovina, habitados por povos eslavos províncias cobiçadas pela Sérvia e Rússia, esses acontecimentos levaram ao crescimento da hostilidade servia ao império ao império austro–húngaro.
O estopim para o inicio da guerra ocorreu no dia 28 de julho de 1914, após Francisco Ferdinando, herdeiro de o trono austro-húngaro ser assassinado em Sarajevo por um membro sérvio ativista.
Com a morte de Francisco Ferdinand a Áustria-hungria determinou que a resposta adequada para os assassinatos seria uma possível invasão militar da Sérvia. Depois de garantir o apoio de seu poderoso aliado, a Alemanha, a Áustria-Hungria enviou um ultimato à Sérvia no dia 23 de julho, exigindo reparações pelo ocorrido, exigindo, entre outras coisas, que toda a propaganda anti-Áustria na Sérvia fosse eliminada, e que a Áustria-Hungria pudesse conduzir sua própria investigação do assassinato do arquiduque, mais suas exigências não foram atendidas. Após o governo austríaco romper relações diplomáticas com o país e seguir com sua preparação militar, Nos dias seguintes, a ruptura das relações entre austríacos e sérvios, era vista com apreensão pelo resto da Europa, incluindo os aliados da Rússia, a Grã-Bretanha e a França, que temiam a eclosão de um conflito nos Bálcãs e, que, consequentemente, pudesse explodir em uma guerra geral na Europa No dia primeiro de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia. Aliada da Rússia, a França ordenou a sua própria mobilização geral no mesmo dia, e, no dia 3 de agosto, a França e a Alemanha declararam guerra um ao outro. Após o exército alemão invadiu a neutra Bélgica, no dia 4 de agosto, a Grã-Bretanha declarou guerra à Alemanha. Assim, no verão de 1914, as principais potências do mundo ocidental, com exceção dos Estados Unidos e da Itália, que declararam sua neutralidade naquele momento, entraram de cabeça na Primeira Guerra Mundial.
Desenvolvimento
O primeiro momento da guerra ficou caracterizado pela movimentação das tropas no terreno, varias invasões de territórios e combates em campo aberto, a Alemanha atacava a frança agressivamente, variando entre tropas de artilharia e tropas montadas denominando o primeiro momento da guerra como guerra de movimento. Porem as primeiras batalhas campais deixou os países com
...