TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A colonização Portuguesa no Brasil

Por:   •  22/12/2016  •  Resenha  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 2

A colonização portuguesa no Brasil, durante o século XVI, localizavam-se no litoral brasileiro, região onde se concentrava os engenhos para a produção do açúcar, e onde se realizava a extração do pau-brasil. Com a pecuária, o bandeirantismo, a União Ibérica, as missões jesuíticas e a mineração, no século XVII, tem início o processo de expansão territorial, ou seja, interiorização da colonização.   Inicialmente as atividades econômicas giravam em torno da Exploração do pau – Brasil pelos índios através do escambo, e como também à atividade açucareira, com a expansão do gado em direção ao sertão nordestino devido a necessidade de pastagens. A pecuária era uma atividade complementar e essencial por ser fonte de alimentação, meio de transporte e força motriz.

A mão de obra indígena era muito importante, mas logo, por vários fatores, tanto religiosos (os jesuítas em embates com os colonos) como econômico e militar, houve uma transição da mão-de-obra escrava indígena para africana.

 O rei de Portugal Dom João III, em 1534, cria as Capitanias Hereditárias para garantir a posse da terra, estabelecer uma administração e fiscalização sobre as capitanias. As capitanias, a de São Vicente e a de Pernambuco, foram as únicas que prosperaram, as outras por Falta de unidade territorial, falta de mão-de-obra, o que enfraquecia as Capitanias, ataques indígenas e a falta de recursos ou interesses dos donatários e entre outros, acabaram sucumbidas. Mas, as capitanias cumpriram seus objetivos de povoar, defender e fixar o homem a terra.

A administração colonial chamava-se Governo Geral, que consistia em centralizar administrativamente a colônia, e que atendia também aos interesses absolutista e mercantilistas, onde tornavam a colônia em um reduto de exploração da metrópole (pacto colonial).

Além das atividades econômicas açucareiras, marcada por uma sociedade patriarcal, conservadora e machista, tinha também o ciclo do ouro, marcado pela entrada dos bandeirantes, a guerra dos emboabas, e Minas Gerais no seu auge. Portugal Ostentava-se com o ouro brasileiro, e a Inglaterra sugava de forma indireta.  Com a mineração houve uma transformação na colônia. Elevou-se os fluxos migratórios e a interação do Brasil, como também, a elevação da produção Pecuária principalmente no Sul e no Sudeste.

Enquanto isso na Europa, século XVIII, começaram-se a difundir as ideias iluministas, que consistia em ideias de liberdade econômica, igualdade e fraternidade, direito a propriedade, etc. esses ideais no Brasil, provocaram inconfidência mineira, primeiro passo para a independência.

Existem vários fatores que levavam o fim do sistema colonial, entre eles:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com