Aspectos sobre as primeiras décadas da educação em Guarujá do Sul
Por: daninha2015 • 25/11/2015 • Artigo • 4.914 Palavras (20 Páginas) • 342 Visualizações
Aspectos sobre as primeiras décadas da educação em Guarujá do Sul
Danieli Cristina Eberhard
Professor-Tutor Externo
Linara Segalin
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
História (HID045) – Prática do Módulo III
10/06/2015
RESUMO
O presente trabalho tem por finalidade relatar como foram as primeiras décadas da educação e colonização em Guarujá do Sul. Ao decorrer do trabalho percebe-se como foi difícil o inicio devido aos poucos recursos existentes na época, verá também que a educação foi crescendo juntamente com a cidade, mas com dificuldade devido a grande distância existente de uma escola para a outra.
Poderá percebe também como é importante guardar e preservar as fontes histórias, pois foi través delas que este trabalho pode ser realizado, pois utilizou de entrevistas dos pioneiros, de fotos antigas e acervos para seu desenvolvimento.
Palavras-chave: colonização, educação, primeiras décadas e fontes históricas.
1 INTRODUÇÃO
Há cerca de setenta anos atrás uma nova vila iniciava no interior do município de Dionísio Cerqueira, município localizado no extremo oeste catarinense, formada por moradores vindos do Rio Grande do Sul em busca de terras férteis e de uma vida mais digna. Os primeiros moradores da vila, que mais tarde se chamaria, Guarujá do Sul, foram iludidos por promessas feitas pelos chamados “corredores” homens que conheciam a região e saiam vender as terras, por isso deixaram suas cidades no Rio Grande do Sul e partiram em direção de uma nova vida. A realidade encontrada não foi correspondida exatamente às promessas feitas, e, muitas foram as dificuldades encontradas no inicio da colonização, como, mato fechado, presença de animais silvestres, etc.
Como veremos, muitas pessoas abandonaram suas profissões em busca de uma nova vida, incluindo alguns professores (as) que, depois de superado a fase de instalação e acomodação na nova vila voltaram a exercer suas profissões, fundando as primeiras escolas da cidade.
Esse texto trata justamente dessas primeiras décadas da educação em Guarujá do Sul, buscando entender como foi o processo de consolidação da educação no município, os desafios e dificuldades encontradas, bem como as conquistas. Para realizar tal estudo faremos uso da história oral, através da análise de entrevistas e depoimentos realizados por alunos das escolas Municipais Arco-íris, e a estadual Elza Mancelos de Moura ambas localizadas na cidade de Guarujá do Sul, no ano de 2010, ano no qual se comemorou cinquenta anos de emancipação politico administrativo do município.
...