Características da arquitetura romântica
Por: patitateix • 28/11/2018 • Artigo • 415 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
Características da arquitetura romântica.
O Romantismo foi um movimento intelectual que exaltou o instinto, as emoções e os sentimentos, rejeitando o “bom gosto” das academias e a harmonia dos cânones, surgindo nos finais do séc. XVIII na Inglaterra e na Alemanha. O Romantismo defende a interioridade do Homem, que se fecha sobre si mesmo, fugindo à realidade, pois é numa viagem ao seu interior que ele encontra um mundo repleto de emoções, sentimentos e fantasias. O Homem isola a sua alma, vivendo em harmonia com a natureza, ama o campo (símbolo da pureza) e gosta do exótico. O Romantismo valoriza o passado histórico e não se rege pela razão, mas pelos sentimentos puros e genuínos.
A arquitetura do Romantismo nega os cânones clássicos, abandonando os valores clássicos da ordem, da proporção, da simetria e da harmonia; os espaços e formas são irregulares e organizados, são criados efeitos de luz, movimento dos planos e a decoração era pitoresca. Os materiais utilizados são o ferro, o vidro e o tijolo.
Apareceu a tendência para reanimar os estilos do passado (revivalismo e historicismo) devido ao crescente interesse pela história e as suas descobertas, à valorização das tradições nacionais e à ânsia de liberdade (fuga do presente). Também surgiu o ecletismo, a corrente artística que reflete influências provenientes de várias épocas, regiões e estilos. Além disto, desenvolveu-se o exotismo, o gosto por tudo o que é estrangeiro à cultura ocidental e que exercita a imaginação e os sentidos pelo mistério, pela novidade e pelo pitoresco. O homem romântico, insatisfeito, irrequieto e sonhador, que desenvolveu o hábito das viagens, alimentou o gosto pela descrição de histórias, terras e ambientes estranhos, alimentado pelo individualismo da alta burguesia que cultivava a excentricidade, criou o hábito para recriar ambientes e cenário de outras épocas e outras culturas.
O objetivo da arquitetura romântica era estimular a imaginação e os sentidos, provocar encantamento e convidar ao sonho e à fantasia, evocando, por vezes, espaços e realidades diferentes, distantes ou imaginárias. A arquitetura devia ser capaz de provocar sensações, motivar estados de espirito e transmitir ideias.
Caracterize a pintura romântica.
Quebrando as regras do academismo e os cânones clássicos, o pintor romântico estabeleceu novos padrões de beleza, marcados pelos ideais de liberdade, individualismo e exaltação dos sentidos, da imaginação, dos sonhos e da sensibilidade, e construiu a sua arte segundo os impulsos e as regras da sua inspiração e genialidade. Assim, a pintura romântica é uma arte diversificada e individualizada em termos de estilo.
...