Casanova e Revolução
Por: VictorCortonezi • 11/9/2016 • Resenha • 826 Palavras (4 Páginas) • 661 Visualizações
[pic 1]
Filme: Casanova e a Revolução (La Nuit de Varennes)
Ano:1982
Origem: Itália
Gênero: Drama
Tempo de Duração:121 min.
Atores:
Jean-Louis Personagem: Nicolas Edme Restif
Marcello Mastroianni
Personagem: Casanova
Jean-Claude Brialy
Personagem: Mr. Jacob
Hanna Schygulla
Personagem: Countess Sophie de la Borde
Harvey Keitel
Personagem: Thomas Paine
Harvey Keitel
Personagem: Thomas Paine
Jean-Louis Trintignant
Personagem: Mr. Sauce
Daniel Gélin
Personagem: De Wendel
Sinopse:
1791. Nicolas Edmé Restif de la Bretonne (Jean-Louis Barrault), o controverso escritor e editor, vê a condessa Sophie de la Borde (Hanna Schygulla), a dama de companhia de Marie-Antoinette (Eléonore Hirt), deixar Paris secretamente. Ele conclui que o rei Luís XVI (Michel Piccoli) e sua família já tinham deixado a capital. Determinado em satisfazer sua curiosidade e testemunhar o maior evento histórico de sua vida, o escritor parte em perseguição à condessa, pois assim achará o rei. No caminho conhece um idoso cortesão, que não é nem mais nem menos que Casanova (Marcello Mastroianni), o mestre da sedução, que guarda seu encanto ainda, apesar de ter 66 anos. Por um acaso do destino eles acabam na mesma carruagem onde também estão também Sophie e Thomas Paine (Harvey Keitel), um ativista político americano. Como o cocheiro faz seu trajeto através da cidade de Metz, os viajantes descobrem que eles estão seguindo a mesma rota de outro cocheiro, que leva à família real.
Resumo e Associação:
O filme aborda a Revolução Francesa e expõe os milhares aspectos em relação a esse tema. Logo no início há um breve relato sobre a situação do povo naquele momento, que era uma sociedade estamental. A sociedade francesa era dividida em três estados. O primeiro era o clero, o segundo era a nobreza e o restante da sociedade era o terceiro estado. O clero não era obrigado a pagar imposto e recebia o dízimo pago pelos integrantes do terceiro estado. Nesses integrantes estavam incluídos os comerciantes e a burguesia em geral. Eles trabalhavam para viver tendo que pagar para que o clero e a nobreza vivessem sem trabalhar.
Em 14 de julho de 1789 houve um evento chamado “Queda da bastilha”, que fez com que gerasse o início da Revolução Francesa. (A bastilha era um lugar para aprisionar os criminosos comuns, mas o prédio foi transformado em prisão de intelectuais e nobres, principalmente aqueles que não estava de acordo com a ordem estabelecida). Esse momento no filme é expressado com a família real fugindo e daí em diante, os diversos olhares daquele momento em relação à revolução. O diretor do filme teve como proposta incluir fatos e ficção criada por ele na história, expondo as diversas visões com o objetivo de fazer quem assiste ter um melhor entendimento e reflexão sobre a Revolução.
...