Elabore um pequeno texto, relacionando o que você estudou sobre o Reino de Axum e a situação atual da Etiópia e dos países do Chifre da África.
Por: Lubiancon • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 462 Palavras (2 Páginas) • 1.753 Visualizações
Elabore um pequeno texto, relacionando o que você estudou sobre o Reino de Axum e a situação atual da Etiópia e dos países do Chifre da África.
Uma das principais características do continente africano é a diversidade cultural e sua História está bastante ligada história do nosso amado Brasil.
Eu entendo que a vinda dos africanos para o Brasil como escravos nos séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes bem diferentes, rituais religiosos, culinária vasta e exótica, danças e muita alegria acima de tudo etc.
Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888). Na verdade isso parece ser tudo que sabemos sobre nossos irmãos africanos... Dados aprendidos em nossas escolas, o Brasil não conhece a fundo a África.
O reino de Axum, onde hoje se localiza a Etiópia, passou a se desenvolver por volta do século V a.C., tendo um território favorável a agricultura e a criação de animais, pois seus solos eram férteis. Axum, entre os séculos II e III D.C., dominou diversos reinos e cidades da África e cobrava-lhes tributos. Além disso, o império estendeu-se por grande parte do sul da península arábica, até os confins do século VI. Axum é um estado da África.
A origem de Axum segundo os estudos possuem uma farta documentação escrita, além da influencia de uma tradição lendária e da situação geográfica especial.
O reino de Axum deu origem a atual Etiópia e sua constante luta por independência trouxeram graves consequências, como podemos ver pelos noticiários. A Etiópia é o único país da África que jamais foi colonizado, mas nem por isso sua história deixou de registrar tensões e mudanças extremas.
Atualmente Etiópia é alva de uma forte seca agravando a fome e as dificuldades na região.
A Etiópia é o país africano com maior número de pessoas que fugiram de suas nações e solicitantes de asilo. O aumento do número de refugiados na Etiópia ocorreu por conta do conflito que castiga o Sudão do Sul, pessoas a fugir da violência e se refugiar em território etíope,
Chifre da África também conhecido como Nordeste Africano, é uma a região do nordeste da África muito parecida com o Nordeste Brasileiro.
Não se sabe direito a história dessa região, o que se sabe é que ninguém quer viver lá. Já que é uma região permanentemente em crise, ou seja, falta comida, falta água, falta dinheiro.
Concluo que entre os fatores que causaram a situação humanitária mais severa dos últimos, estão a instabilidade política, conflitos internos e mudanças climáticas, muitas áreas do continente africano e o Brasil são grandes, de modo que se pode, sim, com certa segurança, dizer que muito do que nós desenvolvemos no Brasil pode ser levado para o continente africano.
...