Fichamento fundamentos sócio históricos no Brasil
Por: laauraleixos • 30/6/2015 • Dissertação • 544 Palavras (3 Páginas) • 637 Visualizações
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS SÓCIO HISTÓRICOS NO BRASIL
1. "A costa atlântica, ao longo dos milênios, foi percorrida e ocupada por inumeráveis povos indígenas. Disputando os melhores nichos ecológicos, eles se alojavam, desalojavam e realojavam, incessantemente." (p. 29)
2. "Não era, obviamente, uma nação, porque eles não se sabiam tantos nem tão dominadores." (p.29)
3. "(...)é possível que alguns deles se sobrepusessem aos outros, criando chefaturas sobre territórios cada vez mais amplos."(p.29)
4. "O que aconteceu, e mudou total e radicalmente seu destino, foi a introdução no seu mundo de um protagonista novo, o europeu." (p.30)
5. "(...)o grupelho recém‐chegado de além‐mar era superagressivo e capaz de atuar destrutivamente de múltiplas formas. Principalmente como uma infecção mortal sobre a população preexistente (...)" (p.30)
6. "Esse conflito se dá em todos os níveis, predominantemente no biótico." (p.30)
7. "No plano étnico‐cultural, essa transfiguração se dá pela gestação de uma etnia nova, que foi unificando, na língua e nos costumes." (p.30)
8. "O que a documentação copiosíssima nos conta é a versão do dominador." (p.30)
9. "No histórico, pela reconstituição da linha singular e única de sucessos através dos quais chegamos a ser o que somos, nós, os brasileiros." (p.31)
10. "Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi." (p.31)
11. "Na escala da evolução cultural, os povos Tupi davam os primeiros passos da revolução agrícola." (p.31)
12. "Faziam, para isso, grandes roçados na mata, derrubando as árvores com seus machados de pedra e limpando o terreno com queimadas." (p.32)
13. "A agricultura lhes assegurava fartura alimentar durante todo o ano e uma grande variedade de matérias‐primas, condimentos, venenos e estimulantes." (p.32)
14. "(...) a caça e a pesca abundantes garantiam com maior regularidade a sobrevivência do grupo e permitiam manter aldeados maiores." (p.32)
15. "(...)os índios do tronco tupi não puderam jamais unificar‐se numa organização política que lhes permitisse atuar conjugadamente." (p.32)
16. "Sua própria condição evolutiva de povos de nível tribal fazia com que cada unidade étnica, ao crescer, se dividisse em novas entidades autônomas." (p.33)
17. "Mesmo em face do novo inimigo todo poderoso, (...) os Tupi só conseguiram estruturar efêmeras confederações regionais que logo desapareceram." (p.33)
18. "Nessas guerras, como nas anteriores (...)os índios jamais estabeleceram uma paz estável com o invasor, exigindo dele um esforço continuado, ao longo de décadas, para dominar cada região."(p.33)
19. "Essa resistência se explica pela própria singeleza de sua estrutura social igualitária."(p.34)
20. "Cada núcleo tupi vivia em guerra
...