TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Joana D'arc

Por:   •  6/4/2016  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  3.695 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do Filme Joana D’arc – de Luc Besson

O filme de Joana D’arc mostra uma menina que vivia numa aldeia pobre da  França no século XIV, muito religiosa e que vivia se confessando, tendo um temor em pecar e decepcionar a Deus.

A França naquela época passava por uma crise, onde a fome, a miséria e as doenças imperavam, sendo invadida pelos ingleses que  a tomaram e destituíram o rei, queimando aldeias, matando e fazendo os franceses de escravos. Essa Guerra já durava Cem Anos, onde o rei inglês queria a posse do trono francês.

Quando a aldeia de Joana foi invadida e sua irmã foi morta e estuprada por um soldado inglês, ela se revolta contra os ingleses e toma para si uma lenda de que uma virgem restituiria o trono ao rei da França e os ingleses seriam expulsos.

Em nome de Deus Joana parte para falar com o Delphin em Portiers e se intitula a virgem que salvaria a França dos ingleses. O Delphin, junto com a Igreja a entrevistaram e a submeteram ao teste de virgindade,pois a pureza do corpo era tida como uma aproximação de Deus. Com a aprovação do Delphin, Joana une um exército de homens já desacreditados  por tantas derrotas e ela os convence agora que Deus estaria no comando e que venceriam. Ela era destemida e tinha visões em sonhos de lutas, sangue e vitória onde atribuída tudo como revelação de Deus. Quando conseguiu tomar a cidade de Orleans dos ingleses e o Delphin ser coroado rei, os franceses lhe deram as costas  pois ela ainda queria mais batalhas , e como os franceses fizeram um acordo com os ingleses e não precisariam mais dela,  resolveram  entregá-la aos ingleses por acidente.

Joana vivia tendo visões, estava  atormentada na prisão falando com um amigo imaginário, que se tornava Deus, o diabo e ela mesma.

Os ingleses queriam condena-la por bruxaria e heresia, mas a Igreja a considerava uma pessoa mística, mensageira enviada por Deus. Mesmo sendo obrigada a renunciar a Deus ela se viu sozinha entre a multidão da praça e preferiu ser queimada viva aos 19 anos de idade. Após 250 anos, Joana foi santificada  pela Igreja Católica.

O filme de Luc Besson retrata uma Joana em conflitos, ao  mesmo tempo que lutava em nome de Deus, ela não conseguia ver tantas mortes acontecendo, em seu coração tinha raiva e vingança pela morte brutal de sua irmã, mas ao mesmo tempo acreditava que estava fazendo a vontade de Deus, dizendo que tinha que  lutar e libertar a França dos ingleses. Acredito que no final ela já não sabia mais se lutava por Deus ou por vingança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com