Fim da Idade Média(XI ao XV)-Baixa Idade Média
Por: leticiadopneu • 16/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Fim da Idade Média(XI ao XV)-Baixa Idade Média.
- O papel da Igreja Católica Apostólica Romana foi muito importante durante toda a Idade Média; ela preservou a cultura romana nos mosteiros, incentivou a educação, fundou hospitais...
- As penas da igreja eram jejuns, flagelações, peregrinações, obrigação de viver no convento e a excomunhão. Os fiéis eram julgados pelos Tribunais da Inquisição. Antigo tribunal criado para perseguir, julgar e punir acusados de heresia à Igreja Católica.
A Santa Inquisição é fundada pelo Papa Gregório IX (1148-1241) em sua bula Excommunicamus.
Cruzadas
- São
- Causas:
- 1-Motivo religioso-
2-Motivo militar-
3-Motivos econômicos-
-A nobreza queria conquistar mais terras.
- As oito cruzadas oficiais ocorrem entre 1095 e 1270. São formadas por cavaleiros e comandadas por nobres, príncipes ou reis. A primeira convocada pelo Papa Urbano II, tem como objetivo tomar do controle muçulmano o Santo Sepulcro – local onde Jesus Cristo teria sido enterrado –, em Jerusalém. A campanha dura quatro anos e termina com a vitória dos cruzados.
- Houve cruzadas dos mendigos e das crianças. A última é comandada pelo rei Luís IX, mas não tem repercussão, onde boa parte do exército e inclusive o rei morrem, em 1270.
- Consequências:
Obs.: Os combates para expulsar os mulçumanos da Península Ibérica recebem o status de cruzada. Nos séculos X e XI, surgem pequenos reinos cristãos no território espanhol que escapou à dominação muçulmana, como Navarra, Leão, Castela e Aragão.
A reconquista cristã dura cinco séculos e termina em 1492, quando Fernando de Aragão e Isabel de Castela – que haviam unificado seus reinos pelo casamento – capturam Granada, última cidadela dos mouros. No reinado de Fernando e Isabel, chamados de “reis católicos” pela sua aliança com a Igreja, os judeus são expulsos da Espanha ou forçados a se converter ao catolicismo.
- Alguns historiadores acreditam que as cruzadas contribuíram para despertar nos europeus a consciência de uma unidade cultural, o que evolui para a formação dos Estados nacionais a partir do século XIII. As cidades, sobretudo as italianas, se desenvolvem por causa do grande afluxo de mercadorias do Oriente.
Renascimento comercial e Urbano do Final da Idade Média.
Aumento da População-Fim das epidemias e fim das invasões e das guerras. "Trégua de Deus".
|O aumento da população, estimulou dentro do feudalismo, um aumento de produção agrícola(mais mão-de-obra e mercados consumidores. O aumento de produção foi impulsionado por melhorias técnicas(arado, foice e enxada de ferro)
Há melhorias técnicas na área dos meios de transportes (Ferraduras, peitoral, estradas e navios), para escoar o excedente da produção agrícola. O comércio de excedentes mais as consequências das Cruzadas fazem renascer o comércio, a circulação de moedas e o crescimento das cidades. O excedente populacional foi ocupado no artesanato e no comércio (atividades não vinculadas da terra) Os novos eixos comerciais são as cidades italianas de Pisa, Gênova e Veneza e a região de Flandres (Atualmente Holanda e Bélgica) (Mar do Norte e Báltico). A região de Champagne na França era o elo de ligação entre as duas regiões, onde eram realizadas grandes feiras. Os comerciantes e artesãos começaram a se organizar.
- -O comércio foi o fator principal do renascimento das cidades, conhecidas como burgos (eram fortificadas).As condições de higiene eram péssimas(não tinha esgotos, coleta de lixo e animais conviviam no ambiente familiar).Inicialmente as cidades estavam sob a tutela de um senhor feudal que cedia suas terras em troca do pagamento de pedágios e impostos.A cobrança de impostos,a diversidade dos pesos e medidas e a descentralização política eram entraves no desenvolvimento das cidades e da burguesia.A burguesia necessitando de um poder centralizado,da unificação dos pesos e medidas e da diminuição dos impostos alia-se ao rei para derrotar os senhores feudais(enfraquecidos pelas cruzadas que patrocinaram)
- REI+BURGUESIA XSENHORES FEUDAIS= Formação de Estados nacionais ou países.
- As primeiras monarquias foram: Portugal, França, Inglaterra e Espanha (Casamento de Fernando e Isabel na Idade moderna)
A crise do século XIV.
- A Grande fome-
- Peste Negra (peste bubônica-ratos) que matou um terço da população.
- A guerra dos cem anos (1337-1453) foi entre a França e a Inglaterra que disputavam a posse da região de Flandres. A França foi invadida duas vezes pela Inglaterra e a França acabou vencendo (Joana d'Arc). As fronteiras francesas foram demarcadas e um forte sentimento nacional e burgês foi consolidado.
Fatores que levaram ao declínio do Feudalismo:
Cruzadas +Progresso comercial e urbano + Ascensão da burguesia +Aumento do poder Real + a grande fome + Peste negra +Guerra dos cem anos.
Cultura Medieval.
- Fusão dos costumes bárbaros e romanos.
- Reclusão da cultura nos mosteiros (Monges copistas).
- Não valorização da cultura por parte da mentalidade feudal (Importante era ser cavaleiro ou santo)
- Teocentrismo e valorização da fé. A ciência era condicionada à Teologia.
- Bacon- cientista medieval - Provavelmente o inventor do microscópio.
- Dois estilos arquitetônicos: Românico (Estilo sombrio com arcos arredondados e pouca iluminação interior) e o Gótico(XII e XIII)(Igrejas mais altas, arcos de forma ogival, janelas maiores e o cume em pontas)
- Os Vitrais, o esmalte e os afrescos foram desenvolvidos na pintura.
- O idioma oficial era o latim mas a população mesclava o latim com seus dialetos(Origem dos idiomas latinos)
- A escala de notas musicais foi inventada pelo monge Guido D'Arezzo.
- A base da música medieval foi o canto gregoriano
- Na educação a burguesia fundou as primeiras Universidades (Teologia, Direito e Medicina)
_ Feudalismo_________________________ Final da I. Média. ______________
...