História da Humanidade
Por: markfly • 22/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.980 Palavras (8 Páginas) • 255 Visualizações
Capitulo 1
O surgimento da espécie humana mostra que desde o inicio o homem andava em bando, para caçar, para viver, por ser mais seguro e também mais prático uma vez que nos não tínhamos as qualidades dos grandes predadores, tivemos que nos adaptar utilizando ferramentas, vivemos em ambientes hostis, inventando o fogo, criando opções para nos alimentar.
O fogo se tornou nosso segundo estômago, pois a comida primeiro era cozida antes de ser ingerido, por isto nosso corpo passou a sofrer algumas mudanças biológicas, A faringe desceu e os ossos que formavam as mandíbulas, encolheram dando espaço para o crescimento do cérebro que estava em total desenvolvimento pelas proteínas ingeridas. Surge o cultivo de grãos, descobre-se que plantando o trigo e depois colocando água ele é fermentado e assim pode filtra- lá e fazê-la potável e com isso mais tarde veio também à criação de animais, neste período foi necessário eleger um líder para que a organização fosse mantida, com o surgimento de posses (grãos, animais) surgiu também à disputa por elas, as comunidades que não tinham êxito nas colheitas saqueavam as comunidades vizinhas, surgem às guerras.
Surge a primeira forma de religião, grandes obras de engenharia e a escrita que foi essencial para a comunicação e organização das comunidades, formassem grupos (que competem) para estruturar o trabalho.
A humanidade se organiza em cidades, surge o comercio e a indústria. O comercio de metal traz evolução para a guerra e abrem fronteiras Oriente médio, Índia e Europa, é feito o registro da primeira grande guerra motivada por território liderada por Tutmés III, Faraó Egípcio.
Capitulo 2
O ser humano não para de evoluir, surgem às embarcações que atravessam os mares, com elas violência, muitas civilizações somem.
Em uma ilha do Mediterrâneo é descoberto o Ferro, uma descoberta de extrema importância que ainda está presente nos dias atuais. O ferro e o carvão mudam nosso futuro.
Exércitos utilizam ferro na fabricação de suas armas
Atenas tinha uma forma de governo conhecida como “Democracia Ateniense” onde as decisões eram tomadas por votos de cidadãos armados e fazendeiros, mulheres não tinham direito ao voto, através de uma votação eles decidiram lutar pela liberdade aliados a Esparta, que antes era a sua grande rival e contra os Persas para defender a Grécia, acontece uma grande batalha com armas feitas em ferro, mesmo em desigualdade numérica os gregos utilizam uma nova estratégia, a linha de batalha e vencem. Para comemorar constroem um monumento que demora 15 anos para ficar pronto. Atenas vira Deusa da democracia. (Percebi que a democracia era extremamente importante para eles)
O ferro é utilizado na china em moldes para produção em massa de objetos, principalmente armas, flechas, mostra também a organização em equipe que o exercito chinês tinha. Desta forma em nove anos o Primeiro Imperador da China Shi Huang Di conquistou dois milhões de quilômetros quadrados, ele também determinou a construção da Muralha da China, o projeto arquitetônico mais audacioso já realizado ate hoje. Shi Huang Di morre aos 49 anos após 11 anos de império. Hano faz registro desta expedição utilizando o alfabeto. Colônias foram formadas por algumas partes do mundo espalhando o comercio, propagando a utilização do alfabeto, que mais tarde seria usado na Bíblia. Várias crenças nascem e são registradas através da escrita.
Na Cidade de Babilônia acreditava-se que existiam vários Deuses (Politeísmo), os Judeus passam a acreditar em um único Deus (Monoteísmo) uma ideia que iria revolucionaria a religião.
Capítulo 3
Em analise ao capitulo três, foi possível observar alguns fatos sociais e evolução do direito, no período romano, Roma tinha o domínio, que se tornava cada vez mais abrangente, pelas suas grandes construções e escavações iniciando então a era do concreto.
Roma se tornou um império devido as suas conquistas territoriais, e com a descoberta dos metais preciosos, eles conseguiram se desenvolver economicamente, começaram a produzir suas próprias armas e criaram o primeiro exercito organizado.
Eles também detinham de uma organização jurídica, pois tinham suas regras e diretrizes politicas, seus meios de comunicação era através de cartas e um dos seus meios de abastecimento era através do escambo, troca de produtos e alimentos.
Suas grandes estradas faziam o ligamento entre Roma e as cidades dominadas, começando então uma ligação e fluxo de ideias. Com o interesse por novos produtos se deslocaram para outros continentes onde descobriram a seda, onde os chineses tinham o domínio pela cultura e não revelavam o segredo, então a necessidade e conhecimento por novas línguas, culturas e povos.
A religião predominada pelo império romano, onde o povo era obrigada a seguir e adorarem a deuses imposto pelo imperador, com o surgimento do cristianismo, deu-se inicio a perseguição e morte dos judeus, podemos observar então a oposição religiosa.
No decorrer dos anos o que os romanos oprimiam, perseguiam, acabou se expandindo e não mais conseguindo impor suas crenças ao povo, o cristianismo se espalhou pelos continentes, pessoas começaram a se organizar e divulgar a fé em cristo, com o passar dos anos houve a conversão do imperados ao cristianismo, que passou a ser liberado.
Capitulo 4
A civilização Romana se originou de um pequeno povoado da Península Itálica. Encravada na porção central deste território, a cidade de Roma nasceu por meio dos esforços dos povos latinos e sabinos que, por volta de 1000 a.C., teriam erguido uma fortificação que impediria a incursão dos etruscos. Após a fundação, Roma teria vivenciado seu período monárquico, onde o rei estabelecia sua hegemonia política sobre toda a população e contava com o apoio de um Conselho de Anciãos conhecido como Senado. Com o passar do tempo, a hegemonia econômica desta elite permitiu a formação de um regime republicano em que o Senado assumia as principais atribuições políticas. Entre os séculos VI e I a.C., o regime republicano orientou a vida política dos cidadãos romanos. A desigualdade social continuava a vigorar mediante uma sociedade que passava a depender cada vez mais da força de trabalho de seus escravos. Apesar da derrota imposta aos romanos, suas práticas, conceitos e saberes ainda são fundamentais para que compreendamos a feição do mundo Ocidental.
Os vikings estabeleceram uma rica cultura que se desenvolveu graças à atividade agrícola, o artesanato e um notável comércio marítimo. O rei era a principal autoridade política entre os vikings. Logo em seguida, os condes e chefes tribais também desfrutavam de grande prestígio e poder de mando entre a população. Os vários conflitos contra os ingleses e os nobres da Normandia estabeleceram a desintegração desta civilização.
Os árabes viviam em tribos, sem que houvesse um Estado centralizado. No interior da península havia tribos nômades de beduínos, que viviam basicamente do pastoreio e do comercio. A corrida do ouro e o surgimento do islamismo contribuíram significativamente com o avanço da humanidade. Estudiosos islâmicos criaram a Álgebra e os números Arábicos Os guerreiros islâmicos, impulsionados pela crença no paraíso após a morte e pelas recompensas terrenas, avançaram rapidamente, aproveitando-se da fraqueza de seus vizinhos persas e bizantinos.
...