TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História revolução e francesa

Por:   •  6/4/2016  •  Dissertação  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

                                         1ª e 2ª Revolução Industrial    

Inventos e fontes de energia 

     

      A Revolução Industrial é caracterizada por um constante e progressivo avanço científico e tecnológico, que sem dúvida nenhuma revolucionou a vida do ser humano, principalmente na forma de produzir mercadorias e bens de consumo.

     O impulso para essa grande transformação partiu exatamente da indústria têxtil. Aí ocorreram as primeiras inovações mecânicas. O problema técnico que determinou a natureza da mecanização na fabricação de algodão foi o desequilíbrio existente entre a fiação e a tecelagem. John Kay, em 1735, inventou um sistema mecânico que ficou conhecido como lançadeira volante, que acelerava a tecelagem, mas os fios produzidos começaram a faltar. Em 1785, o reverendo Edmund Cartwright criou o tear mecânico. Foi atraído pela idéia dessa invenção ao saber da existência de uma enorme quantidade de fios de algodão no mercado sem haver mãos para tecê-los.

     O potencial industrial de uma indústria têxtil dependia da produção do ferro e do aço para se produzir as máquinas. O problema era que o ferro não tinha condições de ser produzido em grandes quantidades, porque todas as forjas conhecidas usavam o carvão de madeira, o que estava levando à escassez de florestas na Inglaterra. O solo inglês era rico em carvão mineral, mas o minério ficava cheio de água devido aos lençóis freáticos existentes nas minas. Para resolver esse problema, James Watt cria, em 1775, a máquina a vapor, na qual a força era derivada do vapor, e não da pressão do ar. A partir de então passou a existir uma fonte de energia mecânica, totalmente independente das forças da natureza ou dos caprichos do clima. A máquina, para ser movimentada, só necessitava de água e carvão. A utilização desse invento só veio acontecer no século XIX, com o advento das estradas de ferro e a invenção da locomotiva, uma máquina a vapor móvel.

     A eletricidade apesar de conhecida tinha seu uso restrito ao desenvolvimento de pesquisas laboratoriais. Contudo, passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitido em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparado ao vapor. No ano de 1879, a criação da lâmpada incandescente por Thomas Alva Edison estabeleceu um importante marco nos sistemas de iluminação dos grandes centros urbanos e industriais da época.

     O petróleo, que antes tinha somente uso para o funcionamento de sistemas de iluminação, passou a ter uma nova utilidade com a invenção do motor à combustão. Com isso, ao lado da eletricidade, este mineral passou a estabelecer um ritmo de produção mais acelerado.

     

                                                                                                     

                                                Etapas da Revolução Francesa

  1. Revolta Aristocrática                                                                                                                                                                

      Em meio a problemas sociais e econômicos, o governo francês tentou diminuir os privilégios dos 1º e 2º Estados, propondo que eles pagassem impostos. No entanto, essa ideia não foi bem recebida por eles, que reivindicaram os seus direitos, fazendo com que a proposta não fosse mais sancionada.

      Ainda para solucionar a crise que a França estava passando, Luís XVI convocou a Assembleia dos Estados-Gerais. Havia aí interesses muito divergentes entre os aristocratas (clero e nobreza) e os representantes do 3º Estado. Não havendo um consenso entre os membros da Assembleia, o rei decidiu dissolvê-la.  

2. Assembleia Nacional Constituinte

      Em reação à decisão real, os deputados do povo e do baixo clero se revoltaram e criaram a Assembleia Nacional Constituinte com o intuito de criar uma constituição e abolir o Antigo Regime. Além disso, foi criada a Guarda Nacional, uma milícia burguesa que pretendia resistir ao rei e liderar a população civil, que começava a se armar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (119.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com