O CHICO MENDES
Por: Carlos Alexandre • 18/10/2020 • Projeto de pesquisa • 700 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
Milhares de pessoas saíram do nordeste para o Acre, entre 1890 e 1900, quando o Acre ainda não era um território brasileiro. Essas pessoas tinham esperança de uma vida melhor e , seu trabalho seria de seringueiro (extrair látex das seringueiras para produzir borracha), naquela época o látex custava uma fortuna.
Quando chegaram para trabalhar, depois de uma longa viagem, descobrem que já deviam para seu patrão pela viagem. Além de dever pelos mantimentos que eram vendidos por alto preço e pelas ferramentas usadas para extração de látex. Ou seja, o que se arrecadava pelo serviço era menos que sua dívida. Era uma trabalho análogo à escravidão.
Então ocorre uma guerra com os bolivianos (Revolução acriana), já que a terra que os seringueiros trabalhavam/"escravizados" pertencia a eles. Então aquelas pessoas recebem armas, mesmo não sabendo atirar. O que resulta na morte de diversas pessoas nessas batalhas que encerraram em 1903, e o Acre se torna um território brasileiro.
O primeiro auge da borracha havia acabado,porque a Malásia estava produzindo borracha e o preço era melhor/melhor. Resultado: barões faliram. Até que a Malásia foi invadida e, os Estados Unidos voltam a comprar a borracha do Brasil.
O segundo auge da borracha acontece quando Getúlio Vargas manda soldados para a Amazônia prometendo que teriam direitos, os soldados da borracha, como ficaram conhecidos, trabalharam muito nas produções, mas não receberam nada do que havia sido prometido.
Chico Mendes
É desse histórico resumido que nasce Chico Mendes, no final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. Ele nasceu na floresta que foi marcada com sangue de herói, como diz no hino do Acre, composto no século XX.
Chico nasce entendendo cedo as dificuldades, sem contato com a escola, nasce vendo o esforço de quem batalha por uma terra. Ele aprende a ler com 19 anos, mas já entendia os incentivos governamentais para as pessoas do Paraná, Rio Grande do sul, São Paulo e Rio de Janeiro, para que fossem ocupar a Amazônia e produzir, porém não mais borracha, já que não estava dando dinheiro.
Vários hectares de seringueiras foram derrubados, um desmatamento rápido para criação de bois. O que gera conflitos entre os que chegaram e os que já estavam no território.
em 1975, Chico Mendes entra no sindicato dos seringueiros de Brasiléia e se torna uma liderança e porta-voz dos seringueiros não só daquela região. Ele foi ameaçado por impedir avanços de motosserras e de endurecer negociações. As pessoas protegiam as árvores, junto com Chico, para que não fossem desmatadas.
Em 1977, Chico Mendes é eleito vereador pelo MDB. Na década de 80, já muito envolvido com questôes políticas, e ajuda na fundação do patido dos trabalhadores no Acre. Ele tenta ser deputado pelo PT, mas não é eleito.
Nesse período, intensifica-se relação de Chico Mendes com entidades internacionais, mas ao mesmo tempo em que Chico conquistava o respeito internacional, era mais ameaçado em Xapuri. Ele apresentava denúncias de investimentos estrangeiros no desmatamento da Amazônia; chegou até a receber um prêmio da ONU pelo trabalho em defesa da preservação da Amazônia. Ao mesmo tempo Chico Mendes vai conseguindo desapropriar seringais para que se façam reservas florestais de extração consciente do látex.
Morte De Chico Mendes
...