O Processo Sócio Histórico da formação da Sociologia
Por: Fernanda Ribeiro • 28/8/2018 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Fernanda Ribeiro R.A. 106.17.176.82
Sociologia I
Processo Sócio Histórico da formação da Sociologia.
01. Relacione a Revolução Industrial e seus desdobramentos com o surgimento da Sociologia.
Durante a Revolução Industrial, a sociedade se diversificou como nunca antes, dando origem a discussões sobre o assunto. Introduzindo uma nova estrutura social, foi preciso pensar no novo modo de vida capitalista e industrial que se instalava, fazendo pessoas trabalharem mais, acabando com artesãos independentes, introduziu a fábrica moderna e uma nova classe social: a classe operária. Esse processo provocou mudanças, como o crescimento das cidades, a concentração de centenas de trabalhadores em bairros industriais e a degradação das condições de vida do trabalhador. Até o fim do século XIX, as jornadas de trabalho na indústria europeia eram cerca de catorze a dezesseis horas por dia. Não havia descanso remunerado, como hoje, nem férias, nem aposentadoria. Devido as mudanças ocasionadas pela Revolução Industrial, diversos pensadores passaram a refletir sobre os novos fenômenos sociais.
02. Relacione a Revolução Francesa e seus desdobramentos com o surgimento da Sociologia.
Com a Revolução Francesa, a Europa passou a entrar em um processo de ascensão da burguesia. Deste modo, com o fim do feudalismo e da soberania da igreja católica, o sistema capitalista é instaurado, tendo relação direta com a revolução industrial, fato que proporcionou a saída do homem do campo, para a cidade em busca de melhores condições de trabalho, evidenciando assim o estudo da sociologia como uma ciência que estuda a relação entre o indivíduo e o espaço social moderno, assim como suas relações de trabalho.
03. Apresente uma definição do seja a sociologia e dê exemplos dos estudos realizados por essa disciplina.
A sociologia é o estudo da vida social humana de grupos e sociedades. Os sociólogos se ocupam do estudo sobre o comportamento humano em seu meio social na tentativa de compreender os desdobramentos de nossos atos individuais ou comunitários. Foi o filósofo francês Augusto Comte que destacou a busca pela construção de uma área do conhecimento completamente voltada para os estudos desses fenômenos sociais.
...