TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Três tipos básicos de texto: narração, descrição e dissertação

Por:   •  22/8/2018  •  Tese  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo da Lição 17 do livro LIÇÕES DE TEXTO: LEITURA E REDAÇÃO

Universidade Católica de Pernambuco

Disciplina: Português Instrumental

Curso: Direito

Turma MP27 – SALA 307 manhã

Professor Álvaro Negromonte

Aluna Gabriela Barbosa Lima Silva

LIÇÃO 17 → DISSERTAÇÃO

Existem três tipos básicos de texto: narração, descrição e dissertação

  1. A narração mostra mudanças de situação de um ser particular, com os enunciados dispostos num espaço de tempo, numa relação de anterioridade e de posterioridade. A narração capta o mundo em sua mudança, no dinamismo de suas transformações. Nesse tipo de texto, um dos meios mais eficientes de manifestar um ponto de vista é o encadeamento de figuras, a contraposição de percursos figurativos.
  2. A descrição expõe propriedades e aspectos de um ser particular numa relação de simultaneidade, nela não há mudanças. Ela apresenta, então, um ser tal como é visto num dado momento, fora do dinamismo do mundo. Na descrição, o ponto de vista é manifestado, entre outros, pelos aspectos selecionados para serem descritos e pelos termos escolhidos. Nela, o produtor do texto transmite uma visão positiva ou negativa do que está sendo descrito.
  3. A dissertação explica, analisa, classifica, avalia dados da realidade. Por isso, sua referência ao mundo faz-se por conceitos amplos, modelos genéricos, muitas vezes abstraídos do tempo e do espaço.

Características do texto dissertativo:

  1. É temático, ou seja, não trata de episódios concretos e particularizados, mas de análises e interpretações genéricas válidas para muitos casos concretos e particulares, mas opera predominantemente com termos abstratos. Por conta disso, os pontos de vista numa dissertação são explícitos.
  2. Nele, pode ocorrer mudanças de situação
  3. Ele tem uma ordenação que obedece às relações lógicas: analogia, pertinência, causalidade, coexistência, correspondência, implicação etc.;
  4. Adere ao tempo presente no seu valor atemporal, mas também utiliza o presente com valor temporal através do pretérito perfeito e o futuro do presente.

RESPOSTAS DOS EXERCICIOS

  1. Texto 1: Descritivo

Explicação: O texto descreve as características especificamente da Avenida Paulista, ou seja, descreve aspectos de um ser particular. A descrição ocorre em um tempo não determinado, não há um tempo antecedente ou um posterior a ele. Nesse tipo de texto podemos alterar a ordem dos enunciados sem alterar o sentido.

Texto 2: Narrativo

Explicação: O texto narra as mudanças que ocorreram na Avenida Paulista de uma determinada época para outra, dessa forma o dinamismo do mundo é abordado no texto. Essas mudanças, no entanto, ocorrem em espaços de tempo distintos, há um fato que antecede o outro.

Texto 3: Dissertativo

Explicação: Trata-se de uma análise genérica acerca da Rua e as opiniões sobre ela e a Casa são explicitadas quando as caracterizam. O tempo utilizado na dissertação é o presente atemporal.

  1. Letra A

  1. a) Trata de comportamento genérico de qualquer torcida em qualquer jogo.
    b) Sim, já que o texto discute um contexto com características que valem para questões que tenham algum tipo de relação com ele.
  1. “Nesse contexto de massa que é a torcida, inexistem desigualdades, pelo menos em princípio.”
    “Na verdade, esta impressão é causada pela própria dificuldade de se chegar a algum consenso num ambiente tão pluralista e democrático.”
  1. a) Significa que o tempo presente é valido para qualquer momento, é o presente atemporal.
    b) Sim, justamente por ser um tempo abrangente a qualquer época.
  1. a) “A torcida possui a propriedade de reunir, “na mesma massa”, pessoas situadas em posições sociais diversas, homogeneizando, em torno de clubes, as suas diferenças.”
    b) “Nesse processo, um mecanismo extremamente importante é o uniforme de cada clube: ao mesmo tempo que separa e distingue cada uma das torcidas, ele “despe” cada torcedor da sua identidade civil, e o integra em um novo contexto, profundamente indiferenciado.”
    c) “Nesse contexto de massa que é a torcida, inexistem desigualdades, pelo menos em princípio. Todos estão ali reunidos pela paixão, para torcer por um dos clubes e, portanto, cada torcedor tem, nesse momento, os mesmos direitos que qualquer outro.”
  1. Trecho antecedente: “Nesse contexto de massa que é a torcida, inexistem desigualdades, pelo menos em princípio. Todos estão ali reunidos pela paixão, para torcer por um dos clubes e, portanto, cada torcedor tem, nesse momento, os mesmos direitos que qualquer outro.”
    Explicação: A liberdade se justifica justamente por todos serem iguais, e a partir disso, cria-se um espaço onde cada um pode ter o seu ponto de vista e ter a liberdade de se expressar, uma vez que não existe hierarquia.
  1. “Qualquer torcedor pode, inclusive, discordar das “autoridades” em futebol, os técnicos, dirigentes ou comentaristas, sem que sua interpretação seja considerada insolente ou descabida.”
  1. Quando ele afirma que na torcida, todos tinham direitos iguais para expressar suas próprias opiniões.
  1. Letra C

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.5 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com