Período do Terror Revolução Francesa
Por: karinacg • 25/6/2022 • Seminário • 294 Palavras (2 Páginas) • 166 Visualizações
O Terror
Contexto histórico
O período do Terror se iniciou na segunda metade do ano de 1793. O contexto da época era turbulento: Jean-Paul Marat, importante representante do jacobino, havia sido assassinado por um girondino e, ao mesmo tempo, um movimento contrarrevolucionário se organizava na Europa e em partes da própria França, com o objetivo de impedir o desenvolvimento da Revolução Francesa.
O que foi?
O período do terror ocorreu após a tomada dos jacobinos, classe que compunha grande parte da população e uma parcela da burguesia, à frente da liderança da França.
Foi um período marcado por perseguições políticas, conflitos civis e mortes na guilhotina. Liderado principalmente por Maximilien Robespierre e outros líderes revolucionários, o Período do Terror é caracterizado pela morte a qualquer pessoa que possuísse o mínimo de ideal que fosse contra as ideias revolucionárias, o que fez com que 2.639 mortes fossem causadas só em Paris, estimando cerca de 10 mil mortes no total que foram feitas sem julgamentos, incluindo até mesmo membros jacobinos e colegas revolucionários próximos de Robespierre, por muitos terem suas divergências entre si.
Devido ao grande medo de Maximilien de que a revolta acabasse, ele mandou que matasse qualquer um que fosse contra a constituição da época, passando por cima até mesmo de suas próprias leis, o que reflete uma enorme ironia histórica.
Consequências
Os religiosos que se recusaram a jurar a constituição civil do clero não foram poupados pelo terror jacobino. Para eles, foram sancionadas várias leis que previam prisões e multas. Por fim, em 14 de agosto de 1792 a lei do exílio foi aprovada, fazendo com que cerca de 400 padres deixassem a frança.
...