Principais características e transformações em torno da construção da História da Educação no Brasil
Por: Luiz Filipe Mardegan • 7/8/2017 • Resenha • 386 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
Principais características e transformações em torno da construção da História da Educação no Brasil
De acordo com NEVES (2009), a História da Educação no Brasil vem se construindo com base no discurso historiográfico do campo, e não como uma temática específica da disciplina. Embora a História da Educação ter sido criada como especialização da História, desenvolveu-se mais próxima da Educação, da Pedagogia e da Filosofia, principalmente com a criação do Curso de Pedagogia em 1939, no Brasil, na Faculdade Nacional de Filosofia. Em 1961, com a LDB 5692/61 e com o parecer 251/62, a disciplina História da Educação tornou-se currículo mínimo dos Cursos de Pedagogia até a atualidade. Entretanto, os limites entre a disciplina de História da Educação e a disciplina de Filosofia da Educação não ficaram bem estabelecidos, observando uma fusão entre as duas disciplinas, onde criou-se uma imagem de que a História da Educação é uma disciplina menor, por ter sido construída por educadores e pedagogos, ao invés de historiadores.
A desconstrução desse modelo tradicional teve início em 1950, quando um grupo de intelectuais formaram na USP um núcleo de pesquisas que se ampliou e contribuiu para que a História da Educação brasileira começasse a retornar ao seu status de autonomia disciplinar. Outro fator relevante foi o surgimento dos programas de pós-graduação no Brasil na PUC - RIO(1965) e na PUC- SP(1969), os quais contribuíram para a ampliação de mais programas de pós-graduação em História da Educação, a partir de 1970. Em 1980, ocorreu outro marco importante, através de um movimento de aproximação dos educadores com a História. Surgiu a ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação onde, em 1984, criou-se o GT de História da Educação, reforçando o movimento de consolidação como disciplina. Em 1986, estruturou-se um Grupo de Estudos na Unicamp, coordenado por Dermeval Saviani, o HISTEDBR - História, Sociedade e Educação no Brasil, visando investigar a História da Educação Brasileira a partir do pressuposto do materialismo histórico.
Desde 2000 até os dias de hoje, vem acontecendo o Congresso Brasileiro de História da Educação, com periodicidade bienal, que marca a criação, em 1999, da Sociedade Brasileira da História da Educação. Dessa forma, notam-se as principais características e transformações em torno da construção da História da Educação no Brasil, se consolidando como uma disciplina importante na pesquisa científica.
...