RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: mayurimc • 3/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.266 Palavras (14 Páginas) • 399 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
CURSO DE LICENCIATURA HISTÓRIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Belo Horizonte – MG
2017
MARCELA MENDES SILVA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio apresentado ao curso de Licenciatura em História da UNIUBE - Universidade de Uberaba, para a disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – Etapa V.
PROFESSORA TUTORA ONLINE: MARISA MAYRINK SANTOS FERREIRA
Belo Horizonte - MG
2017
Índice
.
Introdução____________________________________________________________04
Observação e análise do ensino de História no ensino médio na escola campo. ______04
Estudo dos PCNEM e PCN+ de História para o Ensino Médio __________________05
Estudo, reflexão e análise sobre Projeto político-pedagógico da escola-campo para o Ensino Médio da Escola Estadual de Caraí.__________________________________06
Elaboração de planos de ensino para o Ensino Médio a partir do projeto político-pedagógico da escola-campo e dos PCNEM e PCN+ __________________________09
Monitoria e Docência do ensino de História na sala de aula de Ensino Médio. ______14
Conclusão ___________________________________________________________14
REFERENCIAS
Anexo I _____________________________________________________________15
Anexo II_____________________________________________________________15
Introdução
O estágio realizado na Escola Estadual de Caraí, localizada no centro da cidade, nesta segunda etapa do estágio continuei sendo recepcionada como muita dedicação e presteza pelo diretor e demais servidores ali presentes, recebi em todo o tempo o amparo necessário para cumprir o estágio supervisionado II.
Durante o estágio foi possível cumprir todo o cronograma proposto, ali observei e analisei o ensino de história no ensino médio, estudei dos PCNEM e PCN+ de História para o Ensino Médio, conheci os fundamentos e a prática do Projeto Político-Pedagógico na escola e elaboração de relatórios e atuei na regência e monitoria de turmas do ensino médio.
Observação e análise do ensino de História no ensino médio na escola campo.
Nesta fase do estágio pude observar e vivenciar experiências de extrema relevância para minha formação e para futuro desempenho da profissão. Durante o período de estágio a escola estava desenvolvendo um projeto interdisciplinar denominado Vivart.com, este projeto teve como finalidade: 1-valorizar as riquezas do Vale do Jequitinhonha; 2- descobrir “talentos”; 3- desconstruir a concepção de vale da pobreza; 4- valorização dos artistas locais; 5- incentivo aos diferentes tipos de artes (pintura, dança, teatro, poesia, composição musical).
O projeto foi coordenado pelos mestres das disciplinas de História (trabalhando a história do vale) e Geografia (trabalhando a localização do vale). O trabalho foi executado da forma de uma grande gincana cultural envolvendo todas as séries da escola que foram separadas em três equipes que inicialmente eram identificadas como equipe branca, equipe verde e equipe azul.
Durante aproximadamente três meses os membros de cada equipe se reuniram, pesquisaram e estudaram muito sobre o Vale do Jequitinhonha, toda a escola ficou em polvorosa, muito mistério no ar, todos queriam dar o melhor de si em 25 de agosto (data do encerramento do projeto).
Cada equipe foi avaliada nos seguintes trabalhos:
- Uma pintura confeccionada do murro da escola (está pintura deveria estar alinhada com o nome escolhido para a equipe).
- Apresentação do nome da equipe e grito de guerra (método livre).
- Apresentação teatral.
- Poesia (autoral)
- Música (autoral)
- Dança (folclore brasileiro)
Acompanhar todo o desenvolver deste projeto foi muito relevante para mim, não apenas como futuro docente, mas também como cidadã. Foi possível conhecer melhor o local onde nasci e cresci. Algumas das descobertas sobre o vale: Músicos do vale: 1- Carlos Farias e Coral das Lavadeiras, nascido em Machalis/MG; 2- Coral Trovadores do Vale (Frei Chico) do município de Araçuaí/MG; 3- Déa Trancoso, nascida em Almenara/MG. Ceramistas do vale: Noemisa Batista dos Santos (Caraí/MG); Ulisses Pereira (Caraí/MG); Geralda Batista (Caraí/MG); Izabel Mendes da Cunha (Ponto dos Volantes/MG); Ulisses Mendes (Itinga/MG), ECT. Poeta e compositor: Cláudio Bento, (Jequitinhonha/MG). Ainda há artesanato com palha, madeira, crochê, renda e outros materiais.
Estudo dos PCNEM e PCN+ de História para o Ensino Médio.
A proposta de História para o ensino médio apresenta reflexões amplas para estimular o debate da área. Objetiva levar os educadores a refletirem sobre a presença da História no currículo e a debaterem a contribuição do estudo da História na formação dos estudantes.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais reconhecem a realidade brasileira como diversa, e as problemáticas educacionais das escolas, das localidades e das regiões como múltiplas. É no dia-a-dia das escolas e das salas de aula, a partir das condições, contradições e recursos inerentes à realidade local e educacional, que são construídos os currículos reais. São grupos de professores e alunos, de pais e educadores, em contextos sociais e educacionais concretos e peculiares, que formulam e colocam em prática as propostas de ensino. Estes parâmetros oferecem mais um instrumento de trabalho para o cotidiano escolar.
...