Redação Enem 2020
Por: gabrielvaliati • 14/4/2021 • Resenha • 404 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
A Constituição Federal brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições uma série de direitos sociais. No entanto, apesar de tal garantia, percebemos que a saúde mental vem sendo desrespeitada, tanto pelo governo, tanto pela sociedade. Com isso, é fulcral o debate e resolução do impasse causado pela negligência governamental e pela falta de estrutura educacional.
Primeiramente, nota-se que a negligência governamental é causa expressa da questão. No livro “Ética a Nicomaco” de Aristóteles, o filosofo afirma que a política existe para garantir a felicidade dos cidadãos. Entretanto, não é isso que vem acontecendo na sociedade brasileira atual, visto que as doenças neuropsíquicas vêm sendo negligenciadas pelo governo, sociedade e mídia, fazendo assim um silenciamento social sobre o assunto. As doenças psicológicas como depressão, ansiedade e border são uma pandemia silenciada por todos, mata e “infecta” milhares de pessoas todos os dias e por incapacidade dos órgãos legislativos ainda não ganhou a atenção e cuidados que necessita. Gerando preconceito e criando estigmas perante a sociedade. Um desses casos de preconceito foi a participante do reality show Raissa Barbosa, diagnosticada com Border, doença que em momentos de pressão ou descontentamento a pessoa tem transtornos de agressividade e desequilíbrio, em um desses momentos Raissa derrubou uma porta e gerando preconceito e descontentamento do público e pedindo sua saída do programa.
Ademais, a falta de estrutura educacional é causa secundaria do imbróglio. Segundo o escritor e professor Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela tampouco a sociedade muda”. O autor afirma que a educação é imprescindível para resolver o estigma associado as doenças mentais na sociedade, pois a academia pedagógica tem o dever de além de ensinar habilidades cognitivas e socioeducativas, deve explicar e perpetuar a importância do debate dessas doenças em sala de aula, visto que 2/3 dos alunos brasileiros são estudantes de escolas públicas segundo o IBGE, fazendo assim uma grande conscientização dos estudantes sobre o assunto.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução da problemática. O Ministério da Educação, junto a psicólogos deve propor palestras socioeducativas e explicando e debatendo sobre as doenças neuropsíquicas, como depressão e ansiedade, fazendo assim, com que os estudantes tenham total domínio e conhecimento sobre o assunto. O governo junto a mídia deve fazer campanhas de conscientização sobre o assunto com propagandas, cartazes e vídeos gratuitos na internet para educar e orientar a população brasileira. Ao final dessas medidas, as garantias sociais de 1988 estarão sendo cumpridas
...