Relatório Estágio História
Por: daniel.poupacred • 26/8/2016 • Relatório de pesquisa • 2.769 Palavras (12 Páginas) • 1.159 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado III
SEU NOME
Matricula: SUA MATRICULA
Unidade-ano.período
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado III
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da Disciplina de Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado III sob a Orientação da Professora X.
Curso: História
Unidade-ano.período
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------4
2-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA------------------------5
2-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA------------------------------------------------------------6
2-2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA E ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS----8
3- DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS-------------------------------------------------------------------------------------------10
4- CONSIDERAÇÕES FINAIS---------------------------------------------------------------------11
5- PLANO DE AULA----------------------------------------------------------------------------------12
REFERÊNCIAS E ANEXOS------------------------------------------------------------------------13
1-INTRODUÇÂO
Este relatório foi elaborado pelo aluno X, cursando o Xº período de História, para relatar as observações de estágio supervisionado nas turmas de ensino médio, na escola X, no primeiro semestre do ano X.
Foi desenvolvido no período de X á X, sendo acompanhado pelo professor X. Não ouve nenhum tipo de problema com a direção da escola que não se negou a prestar quaisquer informações sobre a estrutura ou conduta pedagógica, se mostrando até bem transparentes com relação aos problemas vividos dentro daquele centro acadêmico.
O referido estágio é de suma importância para o estudante se ambientar a sala de aula, com o convívio com os alunos e professores e habituar-se ao ambiente escolar com seus desafios e dificuldades, mas que também é cheio de alegrias, realizações e, sobretudo cheio de jovens com sonhos e esperanças. Tem por objetivo formar professores preparados para a realidade escolar, através da introdução na instituição escolar, onde se refletirá sobre a relação estabelecida entre a teoria e a prática e fazer uma troca de conhecimentos com a interação de profissionais experientes.
2- CARACTERIZAÇÂO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
A Escola Estadual X, é um Ciep, obra do ex governador Brizola, e tem como Diretora Geral a X, com dois diretores adjuntos, X e X. A escola possui instalações físicas e adequadas ao ensino, com boas salas de aulas, onde as carteiras são funcionais, não exalando luxo, mas não prejudicando o aluno. A escola possui uma quadra onde são realizadas as atividades de recreação para alunos, e as aulas de educação física. A quadra é bem estruturada porém a escola é de livre acesso, faltando alguma forma de fiscalizar a entrada de não alunos; a quadra acaba ficando cheia de alunos e não alunos jogando futebol. Como é proxima de comunidade, imagino que para o professor que utilize aquele espaço deva ser muito complicado pedir para que não alunos mal encarados deixem aquele espaço.
A escola possui salas bem arejadas, com ventiladores e ar condicionados em algumas delas. Durante alguns dias percebi alguns problemas estruturais como lampada queimando ou vazamento de água em uma das salas e até um rato foi visto paassando na pate externa das janelas, onde ao inves de ver expanto e surpresa, todos brincaram dizendo que ja conheciam aquele rato. Em ambas as vezes que apresntaram-se problemas estruturais, o professor trocou de sala e o problema não foi reidentificado em minha nova visita. A escola possui sala dos professores, da direção, das coordenadoras, e sala da orientadora pedagógica, onde ela recebe pais e alunos. Além destas salas tem a secretaria, cozinha, refeitório onde os alunos fazem suas refeições, tomam café pela manhã, almoçam e lancham antes de irem para casa.
Em relação ao corpo discente, o que observei foi que os alunos da instituição do campo de estágio é composta por alunos de classe social baixa que residem em bairros próximos à instituição. Os alunos são filhos de população assalariadas, trabalhadores assalariados. No que se refere à higiene e organização, a escola mantém uma boa estrutura em todos os espaços, onde além de contar com os profissionais que trabalham para manter o asseio da instituição, as professoras e os alunos auxiliam mantendo suas salas de aula limpa.
2-1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Estadual X, situada na Estrada X, Tendo apenas uma diretora desde o seu inicio em 1989. A diretora X mudou a estrutura curricular, adicionando em 2001, turmas de EJA, começando com duas e agora tendo seis. A X é muito admirada e respeitada por toda sua equipe de funcionários, pelos alunos, pais e comunidade, por de fato se importar com o exercício de sua função e com o bem estar e potencialidade de seus alunos, promovendo passeios de entretenimento e culturais, deixando assim, a escola ainda mais unida dentro do possível.Ela conhece todos os seus alunos e pais, estando sempre presente na escola. A escola possui serviços de água, luz, esgoto e coleta de lixo. O contexto socioeconômico da instituição é de classe social baixa, fica localizada em uma área urbana, próxima ao X, onde na saida temos uma tremenda escuridão, caixotes de frutas e diversas vezes me deparei com porcos deitados na lama que fazia pós as chuvas.
...