Relatório de Estágio Interdiciplinar
Por: CellyRocha • 25/11/2022 • Trabalho acadêmico • 7.893 Palavras (32 Páginas) • 107 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7][pic 8]
SUMÁRIO
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 7
4 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 11
5 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 12
6 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 14
7 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 16
8 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 17
9 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 18
10 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 20
11 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 22
12 RELATO DA OBSERVAÇÃO 24
13 PLANOS DE AULA 26
14 RELATO DA REGÊNCIA 34
CONSIDERAÇÕES FINAIS 38
REFERÊNCIAS 39
INTRODUÇÃO
O presente relatório tem a finalidade de narrar a experiência do estágio curricular obrigatório do ensino médio, com objetivo de avaliar os alunos de licenciatura do curso de história, seguindo as exigências da LDB (Lei de Diretrizes e base da educação 9394/96). O estágio é um período muito importante para a formação docente, ao avaliar e estudar o material disponível pelo curso de História, através da pesquisa, tivemos a oportunidade de ampliar nosso conhecimento e trabalhar novas estruturas.
O estágio curricular favorece o futuro profissional em formação, a vivência da prática e da teoria, visando a aprendizagem significativa real do seu futuro ambiente de trabalho, propiciando o desenvolvimento de metodologias e competências adquiridas ao longo de todo curso, constituindo instrumento integrador de experiência onde irá atuar. O estudante precisa perceber que o estágio é uma oportunidade única de adquirir experiência, que deverá ser aliada a determinação, empenho e responsabilidade.
Esse estágio foi realizado no Colégio Exato em Anápolis, no ano de 2022, como instrumento de formação acadêmica, e os resultados a seguir foram os melhores possíveis e irei apresenta-los.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
A educação e a tecnologia são de fato dois elos da mesma corrente, onde a educação se torna forte ao se associar ao conhecimento dos avanços da nova era dominada pela tecnologia. Nas últimas décadas esses avanços tecnológicos se tornaram um aliado indissociável a aprendizagem, pois é através da rapidez e das múltiplas informações, que se transformou em instrumento fundamental no aprendizado em todas as esferas pedagógicas.
Com as diversas mudanças acontecendo em todos os setores, a sociedade foi obrigada a se adaptar, o processo de globalização está acontecendo de modo acelerado, e esse processo desfez barreiras, principalmente com relação ao acesso a informações e comunicação. Essa nova dinâmica levou a educação a um nível diferenciado, a busca da construção do conhecimento se tornou mais dinâmica, impactaram diretamente na educação.
As transformações da era digital foram extremamente importantes, como as que aconteceram se comparada com a descoberta da escrita, em momentos históricos diferentes, mas de transformações na educação, ambas foram acontecimentos decisivos para grandes mudanças. As alterações trouxeram qualidade ao processo de aprendizagem promovendo novas formas de apropriar-se do conhecimento, e com isso surgiram a necessidade de se adaptar e se adequar.
Muitas escolas de ensino básico ainda tem uma estrutura inadequada para essa nova modalidade de ensino, faltam computadores, acesso à internet, softwares, e principalmente falta de conhecimento digital por parte dos professores e alunos. O ensino de história é uma ponte entre o passado e o presente, que se faz necessário para conhecer suas raízes, sua cultura, as mudanças ocorridas para se entender o futuro, e todo o processo do presente. Para o professor que atua como detentor de conhecimentos a serem transmitidos, se torna um desafio aliar teoria e pratica, pesquisa e ensino. O que antes eram apenas aulas com livros didáticos e debates, agora tem uma nova forma de apropriação e transmissão desse saberes históricos, muitas ferramentas contribuem para que as aulas se tornem mais dinâmicas e interessantes, são diversos documentários, reportagens, obras de artes que podem ser pesquisadas rapidamente, essas diversidades de se trabalhar história e compartilhar esses saberes em questão de segundos se tornou bem mais fácil, hoje se visita um museu de qualquer lugar, se vê documentos antigos e obras de artes sem sair da sala de aula, antes o que se conheciam eram figuras dos livros didáticos, professores se quisessem trazer um ensino mais elaborado tinham que fazer uso de grandes volumes de matérias impressos. Hoje o conhecimento do professor aliado as novas tecnologias trazem uma educação rica e completa.
A inclusão digital é uma necessidade educacional, apesar de diversos discursos atuais que se faz em torno dessa tecnologia digital nas escolas, a realidade é muito diferente, distante de ser algo concreto dentro da realidade educacional no Brasil, muitas escolas convivem com a ausência digital, não possuem estrutura físicas e tão pouco recursos necessários, as desigualdades sociais infelizmente colocam em risco a educação em muitas escolas em nosso país.
- RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP) do Colégio Exato de Anápolis, não está pautado somente nas exigências legais expressa na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, mas também na responsabilidade para com a comunidade onde a instituição está inserida e na preocupação com a qualidade de seu ensino. Além disso, seu papel cultural, socioeducativo, político e ambiental tem sobressaído com sua organização, gestão e seu regimento escolar elaborado e colocado em prática pelos seus gestores, se constituindo em um documento norteador nas ações pedagógicas.
...