Resenha do Livro: A história Contemporânea da América Latina
Por: alynenathalier • 1/11/2017 • Resenha • 960 Palavras (4 Páginas) • 1.200 Visualizações
Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte
Licenciatura em História – VI Período
História da América III
Profº Jairo Fernandes
Por: Alyne Nathálier da Silva Palmeira[1]
DONGHI, Túlio Halperin. A História Contemporânea da América Latina. São Paulo: Paz E Terra, 2005
Halperin, ex professor da Universidade da Califórnia em Berkeley, foi um dos historiadores mais conhecidos da Argentina. Apesar do título, sua obra A História Contemporânea da América Latina traz uma história abrangente da América Latina do início do século XIX até último trimestre do século XX, mais da metade é dedicada ao período anterior a 1930. Um relatório elaborado sobre os principais eventos políticos, econômicos e sociais e assuntos de importância histórica estão incluídos no livro. O autor coloca muita ênfase nos desenvolvimentos econômicos e políticos da região com poucos aspectos da macroeconomia e da política formal. Os temas políticos e econômicos transversais são distribuídos por região e país por país em todo o continente da América do Sul.
Inicialmente o livro traz a herança colonial da América Latina. Oferece um elaborado relato das potências coloniais nos países da América do Sul em relação aos seus interesses econômicos e políticos imperialistas. A Espanha e as potências coloniais européias conquistaram a América Latina para fins econômicos. A conquista clássica da América Latina foi motivada pelo desejo de seus colonialistas de ter acesso a terras agrícolas e férteis, minerais, florestas e mão-de-obra barata. Aparentemente, o livro mostra que são esses impactos econômicos e políticos espanhóis e norte-americanos que influenciaram o cenário político, social e econômico da região durante um período de tempo. A “Crise da Independência” no século XIX, fornece uma cobertura completa das consequências econômicas e políticas desastrosas que a América Latina sofreu após a sua independência das potências coloniais entre 1810 e 1825. A região se esforçou para manter seus sistemas políticos e econômicos após as potências coloniais européias. A economia da América Latina foi paralisada por décadas porque as atividades econômicas favoráveis pararam repentinamente. As lutas civis pela liderança, a má governança, as condições de vida precárias dos locais, a falta de mercado para as produções agrícolas, a falta de infraestrutura fora dos assentamentos coloniais e a corrupção foram os problemas que enfrentaram a América Latina durante o período nacional inicial (1850-1880).
Sob a Ordem Neocolonial, o latino sucumbiu à regra econômica da Europa do Norte, onde a maior parte do bem das indústrias européias foi vendida nos países da América do Sul. Juntamente com a exploração econômica da América do Norte, a América Latina permaneceu subdesenvolvida. Os envolvimentos diretos da Europa e da América do Norte nos assuntos econômicos e políticos latino-americanos ficaram fora de lugar após a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial, respectivamente. O período pós-guerra marcou a libertação latino-americana das manipulações estrangeiras. Na década de decisão (presente de 1960), vários países do continente estão no controle total de tomar decisões econômicas e políticas que afetam seus estados soberanos.
A História Contemporânea da América Latina provou ser muito útil e revela um histórico abrangente da América Latina. Tulio Halperin Donghi expõe a tão necessária informação histórica sobre as atividades coloniais, seus impactos políticos e econômicos e influencias nos desenvolvimentos futuros em todas as regiões expansivas da América Latina. Agora se tornou evidente como a Espanha, as autoridades coloniais européias e a América do Norte exerceram seu controle econômico e político sobre a região através de um uso articulado da narrativa divertida. Muitas das informações históricas apresentadas neste livro oferecem uma nova visão sobre os desenvolvimentos futuros dos países da América Latina.
...