Resenha do filme Xingu A história dos irmãos Villas Boas
Por: saroris • 18/2/2017 • Resenha • 372 Palavras (2 Páginas) • 6.396 Visualizações
Resenha do filme Xingu
A história dos irmãos Villas Boas.
Baseado em fatos reais, o filme mostra três jovens, irmãos, sedentos de aventura e desbravadores de novas terras. Na década de 40, sob o governo de Getulio Vargas, durante a campanha Marcha para o oeste, os três alistam-se e seguem em uma expedição chamada Roncador Xingu, cujo objetivo era a construção da transamazônica em terras desabitadas.
Mas na verdade, haviam os habitantes naturais, os índios. Os irmãos fizeram contatos com os índios e passaram a conviver em harmonia. Aprenderam sua cultura, dança, respeito a natureza e paz entre eles. Há então, uma epidemia de gripe que, apesar dos esforços dos irmãos em trazer penicilina para medicá-los, metade da aldeia morre e os irmãos ficam desolados. Passam então a fazer uma campanha de vacinação para evitar mais mortes.
Com o governo distribuindo terras para plantio de grãos e inaugurando uma base militar, dá-se início a luta dos irmãos pela proteção dos povos indígenas e seu patrimônio. Revoltados, os irmãos Villas Boas articulam um projeto político cujo objetivo é proteger as terras, abrigar as aldeias e permitir aos índios seus direitos a essas terras já habitadas por eles. Com uma área de mais de 2 mil metros quadrados temos o Parque Nacional do Xingu, inaugurado em 1961.
Com o início da construção da Transamazônica inicia-se uma era de destruição e morte das aldeias e dos índios que estão no caminho do governo. Apesar da tentativa de resgatar o máximo possível de índios para levá-los ao parque do Xingu, há o extermínio de diversas etnias, entre elas da tribo Krenakarore, cujo personagem final é um jovem indígena dessa tribo olhando, talvez sendo seu primeiro contato com o homem branco.
Com extrema competência, o filme transmite muito além dos aspectos político-sociais envolvidos na questão indígena, mas também a questão dos dilemas humanos, quando se trata vida e morte, respeito e soberania, justiça e injustiça do homem branco em relação ao homem índio. Muito mais que uma sequência de imagens, o filme nos mostra a história viva de uma pátria que não deve nunca deixar-se esquecer o extermínio a que seus filhos foram brutalmente submetidos e a negligência que perdura até os dias atuais. Os filhos dessa terra chamada Brasil, seus índios.
...