Revolução Industrial à Copenhagen
Por: Ego PO • 13/3/2019 • Trabalho acadêmico • 962 Palavras (4 Páginas) • 131 Visualizações
2.1 – Por que a Revolução Industrial foi um divisor de águas na evolução das relações entre o homem e o meio ambiente?
A comunidade científica passou a se interessar mais intensamente pelas questões ambientais devido a falta de freio do processo tecnológico, nasceram então os primeiros santuários ecológicos, como em 1872 nos Estados Unidos, o parque Yellowstone. Em 1883 em Paris foi assinado o primeiro acordo internacional sobre o meio ambiente, que tinha como objetivo proteger as focas do mar de Behring.
2.2 – Que temas ocupam o debate ambiental da primeira metade do século XX? Por quê?
Em 1990 a coroa Inglesa convocou Alemanha, Bélgica, França, Itália e Portugal para uma reunião afim de discutirem sobre a preservação ambiental de suas respectivas colônias na África, a reunião ficou conhecida como Convenção para a preservação de animais, pássaros e peixes da África, foram implementados períodos permitidos para caça afim de evitar a extinção de espécies. 2 anos depois aconteceu a Convenção para a proteção e pássaros úteis à agricultura combatendo a uso excessivo de espingardas.
Em 1923 em Paris foi sediado o 1º Congresso Internacional para a proteção da natureza onde as metrópoles imperialistas criaram a Convenção para a preservação da Fauna e da Flora com objetivo da preservação de animais e plantas do território africano. Nessa primeira metade do século XX aconteceram as primeiras discussões sobre o meio ambiente.
Porém o objetivo principal por detrás era apenas para que as colônias pudessem garantir atividades econômicas viáveis no futuro.
2.3 – Por que a Conferência de Estocolmo revolucionou as discussões sobre o meio ambiente?
A Conferência de Estocolmo em 1972 abordou a proteção de um conjunto maior de espécies, não somente aquelas que tinham um viés econômico. A Conferência reuniu diplomatas de diversos países e a comunidade científica, lá foi aprovado a declaração sobre o meio ambiente humano, lá também foi criado um plano de ação para os países que forneceu bases sólidas para a preservação ambiental em todo o mundo.
2.4 – Qual foi a principal contribuição do Relatório de Brundtland?
O relatório de Brundtland trouxe o tema desenvolvimento sustentável, que defendia a conservação ambiental aliada à melhoria dos índices sócio econômicos, e contribuiu na criação do tripé do desenvolvimento sustentável: questão equilíbrio material, equidade social e crescimento econômico.
2.5 – Qual foi o impacto da Eco-92?
Apesar das divergências entre os países, a Eco-92 conseguiu produzir 5 importantes documentos: a Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento; a Declaração sobre Princípios Florestais; a Convenção sobre Mudanças Climáticas; a Convenção sobre Biodiversidade; a Agenda 21. E ainda abrir o tema sobre o efeito estufa e mudanças climáticas.
2.6 – Quais os principais pontos do Protocolo de Quioto?
...