Revolução Industrial
Por: jaderfortier • 17/9/2015 • Projeto de pesquisa • 328 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
Tudo estava bem com a Revolução Industrial na Europa. Produção em massa, popularização de produtos e em muitos casos, do mau gosto também. John Ruskin não aceitava o mau gosto das peças produzidas em massa e a condições de trabalho dos artesões, ele defendia uma arte mais voltada à natureza. Já William Morris propondo a volta da tradição artesanal, Morris passou então a divulgar a importância da renovação da tradição artesanal para melhorar o design, William Morris criou uma empresa voltado para produtos artesanais que durou apenas 13 anos, as ideias de Morris deram inicio ao movimento das artes e ofícios (Arts and Crafts). Foi com esse movimento que se estabeleceu a prática de os artistas desenharem objetos para a produção em série pela indústria.
O designer na era Industrial foi trocado pelas maquinas trabalhando em condições deploráveis por conta da mecanização do trabalho, após o nascimento do Arts and Crafts a estética do design era voltada para a valorização do processo criativo, pensava no sentido da concepção de cada objeto. Era contra a ALIENAÇÃO AO TRABALHO, pois para ele o design tinha que se libertar do processo de mecanização industrial. O designer era mais voltado para o natural.
O designer seria também influenciado pelas inovações tecnológicas e os recursos energéticos.
William Morris defendia saudosismo da era áurea do artesanato na idade media e tenta repensar os limites entre a arte e o trabalho artesanal, visando ao combate da vulgarização dos conteúdos artísticos. Morris de uma forma radical dizia que o operário tinha que ser artesão e conhecer seu produto do inicio ao fim, Morris queria dar um basta a mecanização do trabalho.
O artesanato era mais voltado para o natural relembrando a arte da idade media, utilizando assim mais flores, folhas nas suas criações.
O Movimento Arts and Crafts foi o ponta pé inicial para o design como conhecemos hoje.
O design Artesanal tem um profundo conhecimento do ofício, criando assim um alto grau de pericia na execução e no acabamento artesanal.
...