SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: Lauravaz88 • 20/10/2019 • Trabalho acadêmico • 2.607 Palavras (11 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 2º SEMESTRE
LAURA DE CONTI VAZ DE OLIVEIRA
direito à educação
[pic 3]
ITAPETININGA/SP
2018
LAURA DE CONTI VAZ DE OLIVEIRA
direito a educação
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação Inclusiva, LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, Homem, Cultura e Sociedade, educação e tecnologias e Praticas Pedagógicas: Identidade Docente.
Professores:
Tutora eletrônica: Simone do Amaral Theodoro
Tutora de sala: Ana Amélia Zanotto Reigota
[pic 4]
ITAPETINIGA/SP
2018
sumário
INTRODUÇÃO.............................................................................................................3
1. O Nascimento do saber científico ...........................................................................4
2. A importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem........4
3. Diferentes abordagens psicológicas que contribuem para a aprendizagem...........6
4.Direito a educação - O que diz a Lei........................................................................7
5.Como ela se materializa e quais as possibilidades para transformação social.......8
6.Qual a importância do papel do professor para a mudança social..........................8
CONSIDERAÇÃOES FINAIS.....................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .........................................................................11
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se a um estudo acerca do Direito à Educação e suas perspectivas de efetividade, uma vez que trata-se de um direito constitucionalmente resguardado a todos e que se mostra como primordial para a concretização dos demais direitos fundamentais do ser humano.
Neste trabalho iremos explanar algumas questões relacionadas ao direito fundamental, bem como a importância do conhecimento e como ela se materializa para auxiliar na transformação social dos educandos.
Conforme está previsto na Constituição Federal, a educação é um direito de todos, e há diversas leis em nosso ordenamento jurídico que resguardam tal benefício.
Compreendendo o pleno exercício da cidadania, a Constituição Federal prevê, como seu instrumento fundamental, a universalização da educação básica. De fato, a instituição educativa, a serviço do bem-estar social, complementa, ao lado da família, o desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos adolescentes e contribui decisivamente para a melhoria de vida de cada cidadão.
Busca- se ainda com o presente estudo orientar a enorme importância do papel da escola em ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças, preconceitos e descriminações, para dar subsídios aos alunos ao enfrentarem essas adversidades da vida.
A construção desses significados compartilhado se enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão. A mesma necessita da individualidade e da coletividade ao mesmo tempo, a qual envolve diversos aspectos da escola, ou seja: as relações entre o ensinar e aprender com diversas trocas de informações, a interação de indivíduos que participam da cultura escolar, além dos processos curriculares, pedagógicos e administrativos haverá o compartilhamento de informações e interação da cultura escolar.
1. O NASCIMENTO DO SABER CIENTÍFICO
Os Gregos, na Antiguidade, buscavam através do uso da razão, a superação do mito ou do saber comum. O avanço na produção do conhecimento, conseguido por esses pensadores, foi estabelecer vínculo entre ciência e pensamento sistematizado (filosofia, sociologia...), que perdurou até o início da Idade Moderna. A partir daí as relações dos homens tornaram-se mais complexas bem como toda a forma de produzir a sua sobrevivência. Gradativamente, houve um avanço técnico e científico em nosso meio de existência.
Foi no início do século XVII, quando o mundo europeu passava por profundas transformações, que o homem se tornou o centro da natureza (antropocentrismo). Acompanhando o movimento histórico, ele mudou toda a estrutura do pensamento e rompeu com as concepções de Aristóteles, ainda vigentes e defendidas pela Igreja, segundo as quais tudo era hierarquizado e imóvel, desde as instituições e até mesmo o planeta Terra. O homem passou, então, a ver a natureza como objeto de sua ação e de seu conhecimento, podendo nela interferir. Portanto, podia formular hipóteses e experimentá-las para verificar a sua veracidade, superando assim as explicações metafísicas e teológicas que até então predominavam. O mundo imóvel foi substituído por um universo aberto e infinito, ligado a uma unidade de leis. Era o nascimento da ciência enquanto um objeto específico de investigação, com um método próprio para o controle da produção do conhecimento. Dessa forma, ciência e filosofia se separam.
Sendo assim, conclui-se que o conhecimento científico é uma conquista recente da humanidade, pois tem apenas trezentos anos. Ele transformou-se numa prática constante, procurando afastar crenças supersticiosas e ignorância, através de métodos rigorosos, para produzir um conhecimento sistemático, preciso e objetivo que garanta prever acontecimento e agir de forma mais segura.
2. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM.
O conhecimento é importantíssimo para todos os segmentos da humanidade, tornou-se valioso, pois quem o domina pode ter acesso a inúmeras oportunidades. (TEIXEIRA, 2010).
...