Teoria da História
Por: nyghostx • 5/10/2016 • Dissertação • 495 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
UEPG
Teoria da História I 20/09/2016
Aluno: Alexandre Witkowski
Teoria da História
A partir da analise de textos historiográficos podemos perceber que o historiador tem o papel fundamental na formação da história enquanto ciência, porque é ele que busca e trás átona á realidade ou verdade histórica, ou seja, depende da ação do historiador para valoriza-la e organiza-la.
Assim fica claro que o historiador é peça motriz no motor da história, ele tem o poder de classificar um fato, seja ele grandioso ou pequeno com o mesmo grau de importância o qual colocam em evidência a subjetividade e parcialidade. Portanto o historiador em meio ao processo e métodos deve ficar atento ao iniciar sua pesquisa, pois os fatos históricos não mudam o que sofre mutações é a interpretação; no entanto nos historiadores devemos analisar o discurso que está escondido por trás de um fato e a parti deste ponto trabalhar a sua subjetividade buscando resposta em varias fontes explorando os diversos recursos que podemos utilizar.
Pois a função é compreender o outro, o passado, ficando atento nas diversas formas e expressões culturais representadas nas fontes e vestígios deixando, pois através de tais fontes que se pode tornar possível a construção e uma história total. Mas com historiador não se deve criticar e sim analisar a formação cultural do outro.
Portanto fica claro que a compreensão do outro dialeticamente falando, se relaciona com a compreensão do passado, de uma coletividade que se restringi a particularidade do outro, que tem como papel fundamental de observar os significados dos diversos códigos utilizando na cultura do outro, cujo trabalho é essencial para concretizar e ampliar os horizontes do nosso saber sobre o homem e a humanidade.
Por isso o historiador é a base, sem ele as fontes não têm o seu valor e a sua importância. A História é uma disciplina que se divide por ramificações e a Sociologia, Filosofia e Psicologia etc. são partes que completam ou aprofundam dentro do estudo da história em sua particularidade.
Em relação à historiografia, não foram os sujeitos histórico que escreveram a história e sim os historiadores, então tem que levar em consideração o tempo histórico porque todo acontecimento é parte de um processo.
O trabalho do historiador é empírico (investigar) deve ter experiência com documentos (fontes) e arquivos, devendo sempre desconfiar das fontes, porque sem pesquisa não tem história, por isso faz parte do historiador ser inquieto (hermenêutico). O trabalho de história não tem uma conclusão, não pode ser subjetivo, por isso o historiador de hoje trabalhar com hipótese histórica.
...