Teoria e Metodologia
Por: rodolfo.mattos • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 776 Palavras (4 Páginas) • 963 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA I – VESPERTINO
DOCENTE: PROFa. Dra. REBECA GONTIJO
TURMA: 31 (2015.1)
ALUNO: RODOLFO LUIZ DA SIVA DE MATTOS
VERIFICAÇÃO SEMESTRAL I
Seropédica
2015 - 1
VERIFICAÇÃO SEMESTRAL 1
- Relacione, com suas próprias palavras, as três etapas do trabalho do historiador, a partir da leitura do texto “O trabalho do historiador: pesquisar, resumir, comunicar” (2014), de Giovanni Levi. Caso queira citar um trecho do texto de Levi, utilize aspas e indique a página entre parênteses. Caso queira citar outro(s) texto(s), utilize o mesmo procedimento e coloque a referência completa do texto mencionado no final da resposta. (5,0 PONTOS)
Resposta: Antes de relacionar as três etapas do trabalho do historiador é preciso destacar a definição da História, ou seja, o que a disciplina propõe como ciência. Para Levi, “A História é a ciência das perguntas gerais, mas das respostas locais” (LEVI 2014, p. 01). Essa definição nos leva a pensar que não podemos produzir uma historiografia de maneira generalizada, temos que levar em conta todas as idiossincrasias que permeiam as repostas locais para as perguntais gerais. Não podemos estudar os regimes ditatoriais que ocorreram/ocorrem em diversos locais do globo partindo de uma mesma premissa, temos que levar em consideração as particularidades de cada local. Daí conseguimos compreender as três etapas do trabalho do historiador: pesquisar, resumir e comunicar. Percebemos ainda que uma etapa é pré-requisito, respectivamente, da outra. A primeira etapa do trabalho do historiador é pesquisar, encontrar, através das fontes (documentos), as informações necessárias para que se desenvolva o seu estudo, mas os documentos não estão prontos, as informações não são claras, é preciso investigar, organizar e decifrar as fontes até que delas se encontre algo relevante para construção historiográfica. Depois das informações encontras é preciso resumir o que, na maioria das vezes, está fornecido em grandes quantidades e de forma desorganizada, com objetivo de formalizar o que era de difícil acesso em uma maneira científica de comunicar, mas que diga as mesmas coisas que antes. Por último, a terceira etapa do trabalho do historiador é comunicar tudo o que foi encontrado em sua pesquisa, de modo a desenvolver uma narrativa que faça o estudo chegar até o público, mas, deve-se tomar cuidado, pois, muitas vezes, o que está senso narrado já foi produzido e, por isso, temos que levar em conta novas perspectiva sobre o assunto.
- A partir da leitura do artigo de Jurandir Malerba, responda: o que é história pública? (2,5)
Resposta: A história pública é toda produção histórica que perpassa o circuito acadêmico de produção. Ou seja, é toda produção voltada para o grande público, onde se procura promover novos veículos de produção e novas formas de método científico onde o objetivo é garantir que a História chegue num público mais abrangente, utilizando uma linguagem menos academista e, certas fezes, equivocada em termos de veracidade, a partir do momento que o enfoque principal não é exatamente propagar (popularizar) o interesse sobre o passado, mas alcançar um público cada vez maior, tornando assim esse o objetivo final. Isso ocorre porque a sociedade está cada vez mais sedenta pelo conhecimento histórico, logo, muitos “historiadores públicos” viram nesse fato uma oportunidade de chegar a um grande público através da popularização de novos meios de veiculação, como filmes, séries, novelas e grandes tiragens de narrativas semelhantes a sucessos de gêneros literários como as sagas. O grande problema dessa maneira de propagar a história é que não chega ao grande público a verdadeira história, social e crítica, mas a história heroica, de grandes nomes, episódica, biográfica, de grandes batalhas e cercadas de grandes dramas, ou seja, esse tipo de história, certas vezes, é de baixa qualidade.
...