3ª Revolução Industrial
Ensaios: 3ª Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GabiKodama • 16/9/2013 • 722 Palavras (3 Páginas) • 436 Visualizações
A 3ª revolução industrial e seus impactos no mundo dos negócios
As recentes transformações econômicas, intensificadas a partir da década de 1980, vêm produzindo grandes impactos no processo produtivo, no mercado de trabalho, nos padrões de consumo e nos negócios em geral. Alguns intelectuais chamam este processo de 3ª Revolução Industrial, denominação com a qual concordo, pelo fato de no seu seio se encontrar o profundo desenvolvimento das tecnologias da informação que está revolucionando todas as demais atividades econômicas. Destacam-se quatro principais aspectos da terceira revolução industrial: tecnologias da informação, trabalho intelectual, consumo segmentado e globalização.
Tecnologias de informação. Os paradigmas tecnológicos da 1ª e da 2ª revolução industrial estão relacionados à energia - máquina a vapor e combustão e eletricidade, respectivamente – O aumento do potencial energético decorrentes destas tecnologias ampliaram a capacidade produtiva do homem nos séculos XIX e XX, permitindo a produção e facilitando o transporte de bens em maior volume e variedade. Na 3ª revolução industrial, é a informação que está no seio do paradigma tecnológico. O acesso a grande volume de informações e sua capacidade de processá-las, combinados à expansão das possibilidades de comunicação, vem gerando o enriquecimento cultural da sociedade com a evolução da linguagem em geral, o alargamento das possibilidades do trabalho intelectual com as facilidades da Internet e do computador e o aumento da produtividade dos diversos setores da economia com a base de informação e conhecimento disponibilizada. Este processo se iniciou com convergência entre indústrias tradicionalmente delimitadas, especialmente telecomunicações e informática, que possibilitou o transporte e o processamento de informação em forma de bits, sendo posteriormente potencializado com o surgimento da Internet. No mundo dos negócios, as tecnologias da informação criaram novos meios de acesso e interação com o cliente de forma dinâmica e eficiente, melhor atendendo as suas necessidades. Adicionalmente, propiciou a otimização dos processos produtivos e a relação com fornecedores e parceiros, viabilizando melhores possibilidades de controle da produção e coordenação da cadeia produtiva.
Trabalho intelectual. A 2a revolução industrial se caracterizava por uma divisão do trabalho entre administradores da produção e trabalhadores braçais, que deveriam exercer tarefas simples, mecânicas e repetitivas ao longo das esteiras de produção. Com a 3ª revolução industrial, desenha-se uma nova divisão do trabalho, polarizada pelos trabalhadores intelectuais, bem educados e qualificados, de um lado, e pelos não qualificados, do outro. O trabalhador passa a se defrontar com maior volume de informações que o demandam algum grau de tratamento e análise, para o qual deve responder com ações intelectuais em maior ou menor nível. Assim como ocorreu o declínio do trabalho agrícola tradicional no Século XX – que se transformou em trabalho industrial nos países desenvolvidos e em desenvolvimento e resiste em sua forma original somente nas regiões mais pobres e atrasadas, é possível que ocorram um trabalho braçal no Século XXI.
Consumo segmentado. O padrão de consumo da 2ª revolução industrial é o consumo
...